Notícias

Aplicativo permite enviar mensagens sem a necessidade de uma conexão de rede

A Open Garden, empresa fundada por Stanislav Shalunov, um graduado da Universidade Estadual de Moscou, juntamente com Micha Benoliel e Greg Hazel, apresentou uma nova aplicação integrada no aplicativo FireChat em smartphones e tablets com os sistemas iOS e Android, que permite trocar mensagens privadas sem conexão de rede.

Inicialmente, o FireChat permitia a troca de mensagens em salas de bate-papo, sem a necessidade do uso da rede das operadoras móveis, desde que a distância entre os usuários não exceda 70 metros. Tudo o que você tem que fazer para enviar a mensagem é instalar o aplicativo gratuito FireChat em seu smartphone ou tablet e ativar o Bluetooth ou o Wi-Fi, mesmo sem uma rede sem fio. O destinatário também tem que ter o aplicativo instalado.

Agora o app permite a troca de mensagens em um ambiente privado, assim como acontece no WhatsApp, Messenger e outros aplicativos do gênero. As mensagens privadas FireChat entre os usuários é criptografada para que apenas o remetente e o destinatário possam ler. A nova tecnologia permite que as redes privadas e dispositivos móveis não precisem de nenhum investimento em infra-estrutura, desde que dispositivos tenham instalados FireChat eles passam a ser servidores-transmissores independentes, cada um dos quais é capaz de se conectar ao outro.

As mensagens são enviadas de um telefone para outro até chegar ao destinatário. Por exemplo, se em uma grande cidade desaparece completamente rede móvel, basta que o FireChat esteja instalado em 5% dos telefones da população para que a mensagem possa viajar de um usuário para outro durante dez minutos, dizem os criadores do aplicativo.

O FireChat não garante a entrega de mensagens para o destinatário se os usuários não ativar o Wi-Fi ou o Bluetooth, ou se eles estiverem a uma longa distância destas tecnologias, explica Solonin Vitali, chefe de tecnologias sem fio de J’son & Partners Consulting.

O aplicativo foi usado pelos iraquianos em áreas submetidas pelo Estado islâmico e Taiwan, que protestaram no Parlamento contra a assinatura de um acordo de comércio com a China, na primavera de 2014.

Se você usa o sistema Android e quer baixar o aplicativo, basta clicar aqui para ser redirecionado ao Play Store. Para os usuários do sistema iOS, o app está disponível clicando aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.