Esportes

Apenas 17% dos nordestinos torcem por time da própria região, diz pesquisa

Flamengo e Corinthians, líderes na pesquisa geral, superam todos os nordestinos na região

A pesquisa O GLOBO/Ipec sobre o tamanho das torcidas no futebol brasileiro identificou que metade dos entrevistados na região Nordeste preferem times de outras regiões do país. Só 17,3% dos nordestinos, segundo o levantamento divulgado nesta quarta-feira (20 de julho), torcem para times nordestinos.

De acordo com a pesquisa, 50,4% dos torcedores na região citaram clubes de fora do Nordeste como primeira opção — os entrevistados podiam declarar torcida por até dois clubes. A região Sul, por sua vez, foi a que apresentou maior equilíbrio, segundo o levantamento: enquanto pouco mais de um terço declarou prioridade para clubes locais, uma parcela similar citou torcida primeiramente para equipes de outras regiões.

Os dados foram colhidos pelo Ipec através de 2 mil entrevistas presenciais em 128 municípios de todo o país, entre os dias 1º e 5 de julho. No levantamento, os entrevistados responderam de forma espontânea – isto é, sem a apresentação prévia de alternativas – para qual time brasileiro torcem mais ou têm simpatia maior.

Flamengo e Corinthians, líderes na pesquisa geral, superam todos os nordestinos na região. O clube nordestino mais citado pelos torcedores do Nordeste foi o Bahia, com 5,9%. O pernambucano Sport aparece em seguida, com 3,1%.

Os dois são os únicos clubes do Nordeste que já celebraram títulos nacionais da primeira divisão. O Bahia foi o campeão do Brasileiro de 1988 e da Taça Brasil de 1959, reconhecida recentemente pela CBF como título brasileiro. O Sport foi proclamado vencedor da Copa União em 1987. Posteriormente, a CBF considerou o título daquele ano dividido com o Flamengo. O clube pernambucano também já conquistou uma Copa do Brasil, em 2008.

O Vitória, que disputa com o Bahia o clássico Ba-Vi, aparece como preferido para 2,3% da torcida nordestina. Os rivais cearenses Fortaleza e Ceará tiveram, respectivamente, 2,7% e 1,8% da preferência dos torcedores na região. O Santa Cruz foi citado por 1,6%.

Entre os torcedores do Nordeste que declaram preferência por times de outras regiões, a vasta maioria diz torcer por clubes do Rio e de São Paulo. Na região, torcedores que mostram preferência por um time local e outro de fora são comumente chamados de “mistos”, termo que tem ganhado carga pejorativa.

No Sudeste, de acordo com a pesquisa O GLOBO/Ipec, menos de 1% citaram primeiramente torcer por clubes de outras regiões.

A região Sul, embora seja a única sem predominância de torcidas de clubes cariocas e paulistas, tampouco mostrou predileção explícita por equipes locais. Grêmio, citado como preferido por 18,4% dos entrevistados, e Internacional, que teve a preferência de 12,5%, formam a quase totalidade dos 34,8% que apontaram equipes sulistas como primeira opção. Também pontuaram na pesquisa o Athletico-PR, com 2,6%, e o Coritiba com 1,3%. Outros 30,6%, por outro lado, citaram times de outras regiões como preferência.

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, a preferência por clubes de outros locais chega a 68,9% dos entrevistados – mais da metade (35,6%) desse contingente disse torcer pelo Flamengo. Os times da região são os preferidos para menos de 5% dos entrevistados.

Mesmo fora da primeira divisão do futebol brasileiro desde a Copa João Havelange de 2000, o Remo foi o clube mais citado como preferido por esses torcedores, com 1,6%. O Paysandu, seu rival no Pará, e que disputou a Libertadores em 2002, foi citado por 1,2%, mesmo percentual do Goiás, que está na Série A deste ano. Nesse caso, por se tratar de um recorte regional, o Ipec afirma que a ordem entre os clubes deve ser considera apenas de forma numérica — para afirmar estatisticamente que um clube está à frente do outro, em uma situação como esta, seria necessária uma distância de no mínimo 5%, segundo o instituto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.