Destaques, RN

Apagão afeta fornecimento de água de todo o Rio Grande do Norte

Foto: Demis Roussos

O blackout no sistema elétrico do Nordeste trouxe consequências diretas para a distribuição de água. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), por exemplo,  é uma das principais consumidoras de energia elétrica no Estado. Assim, a pane interrompeu o funcionamento de todos os seus sistemas de abastecimento de água – menos o sistema de esgotamento, que teve o funcionamento assegurado por geradores.

De acordo com a Caern, durante todo o período foi inviabilizada a captação de água de poços e lagoas, impossibilitando o funcionamento das Estações de Tratamento de Água e sua distribuição. Com a parada, o fornecimento de água fica completamente comprometido no RN., com a regularização da distribuição podendo levar de 24h até 48h.

Diferente do sistema elétrico, a distribuição de água não ocorre de maneira uniforme, dependendo de energia elétrica para a pressurização da rede, por exemplo. A Caern informa que vai se empenhar “para sanar as situações que tenham sido provocadas pelo apagão”.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.