Notícias

Anistia Internacional condena pressão do Exército sobre STF

ANSA) – A ONG Anistia Internacional divulgou um comunicado criticando o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, pelas declarações feitas na véspera do julgamento do habeas corpus preventivo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontece nesta quarta-feira (4).

No texto, divulgado no Facebook, a entidade afirma que a postura do militar é uma “grave afronta à independência dos poderes e ao devido processo legal e uma ameaça ao Estado Democrático de Direito”.

Além disso, a mensagem diz que as declarações “sinalizam um “desvio do papel das Forças Armadas no Brasil.

Enquanto milhares de pessoas se reuniam em várias cidades do país para pedir a prisão de Lula, na última terça-feira (3), Villas Bôas escreveu no Twitter que o Exército compartilha “o anseio de todos os cidadãos de bem de repúdio à impunidade e de respeito à Constituição, à paz social e à democracia”.

O tuite também afirma que o Exército se “mantém atento às suas missões institucionais”.

As declarações foram interpretadas como uma forma de pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga um habeas corpus apresentado pelo ex-presidente para evitar sua prisão pela condenação em segunda instância a 12 anos e um mês de cadeia.

As frases de Villas Bôas também chegam em um momento em que as Forças Armadas alcançam um destaque inédito desde a redemocratização, liderando a intervenção federal na segurança pública no Rio de Janeiro e ocupando postos-chave no governo Temer.

Recentemente, o comandante do Exército disse inclusive que os militares precisavam ter “garantia” para agir no Rio sem o risco de “surgir uma nova Comissão da Verdade.

Em meio à repercussão pelas declarações de Villas Bôas, o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, emitiu uma nota dizendo que é “muito importante” que militares “da ativa ou da reserva” sigam “fielmente a Constituição”, sem colocar as “convicções pessoais acima das instituições”. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável! Vida agitada? Essas plantas são a solução perfeita para você! Receita clássica de arroz doce! Prepare este suco verde e veja os quilos extras desaparecerem! Dicas poderosas para unhas impecáveis e resistentes! Explore todos os benefícios que a cebola pode trazer para você! Preserve a saúde e a beleza dos seus cabelos com estas dicas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.