Tecnologia

Android 13 beta já está disponível: estas são as suas novidades

A primeira versão beta para desenvolvedores do Android 13 já pode ser testada

O Google lançou o Android 12 em outubro do ano passado e, embora ainda haja muitos telefones esperando para receber a grande atualização, a empresa já está trabalhando no Android 13. A primeira prévia do desenvolvedor do Android 13 já está disponível para download, com novos recursos de privacidade e segurança, melhorias na interface que o tornam um pouco mais fácil de usar em todos os sentidos.

As advertências usuais: betas de desenvolvedor não são para uso diário, mas você pode usá-lo para fins de teste enquanto o Google resolve os bugs. Se você estiver interessado em experimentá-lo, o Google oferece instruções sobre como instalar uma imagem do sistema no Pixel 4, 5 e 6. Clique aqui se estiver curioso.

Muito do que é apresentado na prévia é voltado principalmente para desenvolvedores, então vamos escolher as partes mais interessantes da próxima versão do Android até agora. Aqui está um resumão do que está por vir.

Compartilhe fotos, uma de cada vez

O Google introduziu uma nova API de seleção de fotos no Android 13. Nesse caso, ela funciona como um cobertor que oculta seus arquivos e pastas. Ele funciona de maneira semelhante à API do Document Picker no Google Drive, que permite compartilhar um documento específico com um aplicativo sem fornecer acesso total ao restante do diretório. Nesse caso, você pode compartilhar fotos armazenadas localmente ou na nuvem com um aplicativo sem dar acesso a todo o rolo da câmera (a Apple oferece um recurso idêntico no iOS).

O Google planeja trazer a nova experiência do seletor de fotos para dispositivos que executam o Android 11 e posterior com atualizações do sistema do Google Play. Isso exclui dispositivos Android Go.

Melhores ícones de tema no “Material You”

Melhores ícones de tema no Material You

Os desenvolvedores terão novas ferramentas para fazer com que seus aplicativos se integrem um pouco melhor com o tema Material You do Android. No Android 13, existe a opção de habilitar ícones de aplicativos temáticos para que possam “herdar” parte da paleta de cores Material You que está em uso. Isso significa que os ícones combinarão com a aparência do resto da interface. Esses novos ícones de aplicativos temáticos estarão disponíveis primeiro nos dispositivos Pixel.

O Android 13 também possui uma API de configurações rápidas que facilitará a descoberta de quais dos seus aplicativos possuem blocos configuráveis ​​(Quick Tiles). E se você fala vários idiomas, os desenvolvedores de aplicativos podem ativar um prompt solicitando que você escolha seu idioma preferido sempre que configurar um novo aplicativo.

Mais atualizações via Google Play

Ao longo dos anos, o Google vem trabalhando para consolidar as atualizações de aplicativos por meio da Google Play Store para que mesmo dispositivos com versões diferentes do Android possam obter os novos recursos. No Android 13, a empresa planeja dobrar esse esforço, chamado Project Mainline. Recursos como o seletor de fotos mencionado acima serão entregues como uma atualização na Play Store. E é assim que a empresa planeja atualizar os dispositivos Android para ter outras especificações atualizadas, como Bluetooth e suporte a banda ultralarga.

Otimizado para a tela grande

O Android 12L é a primeira versão do Android projetada para funcionar com telas grandes e dispositivos dobráveis, mas o Android 13 oferecerá suporte a tablets, dispositivos dobráveis ​​e Chromebooks desde o primeiro dia. Não há mais detalhes além disso, mas saberemos mais nos próximos meses.

O Google diz que planeja que o Android 13 atinja a estabilidade em junho de 2022, com o lançamento final programado para depois de julho. Não há um mês específico, mas geralmente podemos esperar a versão final de cada nova geração do Android em torno da chegada do próximo Pixel.

O Android 12 foi uma grande atualização, com grandes ramificações, então o Android 13 provavelmente trará mudanças menos importantes. Estaremos atentos aos ajustes mais importantes que você deve conhecer nos próximos meses e com toda certeza iremos publicar aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida. Celebrando o Amor Materno com Lembranças Entenda o fenômeno da Lua Cheia Rosa e saiba o melhor momento para vê-la! Plataformas de música evoluem; Gemini lidera o streaming moderno. Monitores U3 Graphic Pro: A Escolha Profissional da AOC Citroën Lança Versão Avançada do C3 Aircross na Europa GWM Lança Fusca Moderno no Mercado Brasileiro O legado de Robert Downey Jr no cinema Android 15: Expansão da Vida Útil

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.