ColunasWagner Santos

A importância de tornar seu ambiente de trabalho mais aconchegante!

Começou a trabalhar em home office por conta da pandemia? Esse é um cenário que vários brasileiros tiveram que se acostumar e se adaptar. Contudo, você sabia que manter o seu local de trabalho mais aconchegante, pode lhe trazer benefícios? Quer saber mais sobre esse assunto? Então é só continuar nessa matéria!

Você sabe qual a importância de tornar seu ambiente de trabalho mais aconchegante? Se você migrou agora para o home office, é possível que ainda não compreenda as suas vantagens. Contudo, isso pode afetar de maneira positiva a maneira como você encara o seu trabalho. Duvida? Então vem saber mais desse assunto no artigo de hoje!

Trabalhos remotos durante a pandemia

Se tem uma coisa que todo mundo concorda, é que a pandemia veio para mudar as nossas estruturas. Assim como nos faz repensar sobre várias questões da vida, essa época mostrou o quanto a tecnologia é capaz de mudar a vida das pessoas.

Afinal, em tempos de distanciamento social, foi a internet que uniu essas lacunas. Da mesma forma, foi ela quem proporcionou trabalho ou alguma fonte de renda para algumas famílias. Várias pessoas começaram a trabalhar de suas casas.

E isso aconteceu tanto porque algumas empresas optaram por esse molde, como porque as pessoas passaram a utilizar a internet para ganhar dinheiro. Independente disso, saiba que manter o seu ambiente bem-arrumado é capaz de lhe trazer alguns benefícios.

Como é algo novo para algumas pessoas, há aqueles que sentem que o seu desempenho não é o mesmo. No entanto, o que muitos não sabem, é que isso acontece por não possuir um ambiente propício, que desperte a disposição e produtividade.

O que devo considerar ao arrumar meu home office?

Primeiro, entenda o quão importante será esse processo da sua vida. Com isso, queremos dizer para você averiguar se realmente vai continuar a trabalhar remotamente. De acordo com estudos, quase 50% das empresas adotaram essa forma de prestação de serviço.

E, ainda que a prospecção seja de que grande parte das organizações mantenham esse sistema, é importante que você confirme se realmente será assim. Afinal, não fará muito sentido gastar caro, comprando móveis de qualidade, se eles não forem usados por muito tempo.

Agora, se você já sabe que continuará em home office, é praticamente uma obrigação investir nisso. E note que dissemos “investir” e não “gastar”. Você estará investindo em si mesmo. Na sua produção. Para se tornar mais produtivo.

No entanto, para você poder ter a certeza de que esse é um investimento necessário, no tópico abaixo, falaremos sobre a importância de manter o seu ambiente de trabalho mais aconchegante. Confira.

Por que arrumar o ambiente de trabalho?

Para entender a importância, é interessante destacar uma pesquisa feita pela Steelcase ao Instituto Ipsos. Nesse caso, cerca de 10 mil funcionários, de 14 países, foram entrevistados. O intuito era saber se eles se sentiam satisfeitos em seu ambiente organizacional.

Desses, apenas 31% afirmaram que sim. Em contrapartida, 69% diziam se sentir insatisfeitos, principalmente por conta da desorganização do local. Ou seja, se mais de dois terços das pessoas não se sentem satisfeitas por essa razão, por que você se sentiria bem, trabalhando na sua casa, mas em um ambiente desorganizado?

Manter o home office cuidado, organizado e limpo, além de lhe trazer mais satisfação, vai te deixar mais focado. Afinal, com menos coisas para reparar, maior será o seu foco. Como consequência, mais produtivo você será.

Ademais, o nosso humor está diretamente relacionado com a forma com que encaramos as coisas. Se você está em um ambiente acolhedor e aconchegante, a tendência é que você se sinta mais propício a resolver as suas coisas, a trabalhar.

Agora, pense no seguinte, se você é uma pessoa que se distrai com facilidade, não seria melhor ficar em um ambiente que não proporcione esses deslizes? Dessa forma, quando você investe em um ambiente adequado, você também tende a ser mais focado e produtivo.

Como o feng shui considera essas questões?

O feng shui é uma prática chinesa, que vem conquistando cada vez mais adeptos. E, de acordo com essa crença, a disposição e organização de cada cômodo é capaz de proporcionar certas sensações. Dessa forma, a maneira como deixamos o nosso ambiente de trabalho, pode reverberar em coisas positivas.

Inclusive, o próprio feng shui tem algumas técnicas para melhorar a concentração, foco e produtividade de um indivíduo. É claro que essa é uma pseudociência, que não tem amparo em papers científicos, por exemplo.

No entanto, várias pessoas que testaram algumas técnicas afirmam que trouxe resultados positivos. Sendo assim, é interessante cogitar a aplicação de alguns ensinamentos ou levar em consideração a maneira como essa filosofia encara essas questões.

De acordo com as crenças, algumas práticas que você tem no seu escritório ou ambiente de trabalho podem lhe encaminhar a um caminho de mais, ou menos prosperidade. Portanto, pode ser válido considerar alguns ensinamentos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.