Notícias

Álvaro Dias contraria Governo e diz que manterá comércio em Natal funcionando

O Governo do Rio Grande do Norte publicou nesta quinta-feira (9) um novo decreto endurecendo as regras de isolamento social e de circulação em todo o estado, chegando a proibir os supermercados e padarias de funcionarem aos domingos e feriados, além de diminuir o horário de funcionamento nos dias de semana.

A medida foi considerada dura por muita gente e logo o assunto se tornou comum nas redes sociais e na imprensa. Após analisar toda a situação o prefeito de Natal, Álvaro Dias, resolveu se impor e editou um novo decreto municipal, colocando em vigor suas próprias regras, invocando o que dispõe “o Art. 30 da Constituição Federal, que dá aos municípios a competência para legislar sobre assuntos de interesse local”.

Desta forma, os supermercados comerciais, feiras lives e de serviços de caráter essencial poderão abrir de segunda-feira ao sábado, das 7h às 20h, e aos domingos, das 7 às 13 horas, em Natal.

Os horários de funcionamento serão regulamentados em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM). Além disso, a prefeitura municipal garantiu o funcionamento do transporte público na capital. O sistema de ônibus funcionará das 5h às 20 horas.

NOTA

De acordo com o que preceitua o Artigo 30 da Constituição Federal, compete aos municípios brasileiros disciplinar os assuntos de interesse local. Diante dessa determinação legal, a Prefeitura do Natal informa que os pontos previstos nos artigos 13, 16 e 19 do Decreto estadual 29.600, de 08 de abril de 2020, já foram todos regulamentados dentro da área de abrangência do município. Motivo pelo qual as atividades comerciais e de serviços de caráter essencial poderão abrir de segunda a sábado, das 7 às 20 horas, e aos domingos, das 7 às 13 horas.

A Prefeitura do Natal reafirma que, de forma responsável, observando as preconizações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, o funcionamento das feiras livres foi regulamentado desde a sexta-feira passada, dia 03, através de decreto, cujos termos foram firmados em comum acordo com o Ministério Público e os próprios feirantes.

O transporte público municipal funcionará, como previamente acordado, das 5 às 20 horas, sendo este o último horário em que os ônibus sairão dos terminais. ​

No mais, o município segue atento aos desdobramentos que a epidemia da Covid 19 vem causando e buscará em todos os momentos agir ouvindo a sociedade e em comum acordo com as demais esferas de Governo na busca de soluções para os problemas que afligem os natalenses.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.