Notícias

Alunos do IFRN desenvolvem equipamento para reabilitação de pacientes que sofreram AVC

Os alunos do IFRN – Campus Santa Cruz em parceria com a Faculdade de Ciências da Saúde da UFRN (Facisa), desenvolveram em projeto de pesquisa um equipamento para pacientes no quadro de pós – Acidente Vascular Cerebral (AVC). Como consequência do AVC, a pessoa lesionada adquire hemiparesia (um dos lados do corpo paralisado) e, a ferramenta fisioterapêutica então chamada de “Player Feedback“, trabalha através de estímulos às partes motoras e cognitivas.

O funcionamento da ferramenta se dá através da gameficação – uma espécie de jogo –, onde o paciente acompanha sua evolução através de pontuação com objetivo de tornar a ferramenta estimulante e atrativa. Uma de suas funções é quantificar o tempo de resposta do paciente ao estímulo visual, para propiciar um tratamento fisioterápico com precisão na geração de dados e evolução do quadro clínico do paciente. Além disso, sua estrutura é desenvolvida em MDF e conta com cinco circuitos de LED, contudo, a pretensão é substituir o MDF por Acrílico para ampliar as possibilidades de efetuar melhorias devido às características do segundo material.

Andriely Nunes, Hudson Andrade e Jamili Medeiros são alunos do curso de Informática do IFRN e atuam no desenvolvimento do projeto, que é coordenado pelo professor Paulo Augusto de Lima Filho.

“Todo integrante está engajado com o projeto, desde o desenvolvimento de circuitos, códigos e artigos”, disse Andriely Nunes. “Como sendo uma parceria com a Facisa, o projeto nos dá a oportunidade de ter contato com orientadores e alunos da pós-graduação em Fisioterapia. Passamos a entender coisas novas, aprender sobre o AVC e em como podemos ajudar a medicina com a tecnologia”, relata. A aluna também destaca a formação acadêmica que o Instituto proporciona nesse cenário: “A educação pode nos levar longe e o IFRN é uma escola que nos oferece uma formação completa. Com isso, os projetos que desenvolvemos no Campus, nos auxiliam a construir um bom futuro. Não só para nós, mas para a comunidade”, conclui.

O professor Rodrigo Barreto, um dos pesquisadores que participaram do projeto, acredita que, “é muito importante desenvolver esses projetos de parceria para estimular o desenvolvimento da região, além de propiciar o amadurecimento do aluno no aprender, na busca científica e na prática da pesquisa”, disse. O grupo ainda destaca a importância de divulgar o trabalho: “Estamos submetendo o projeto para publicação e também fizemos submissão para a Secitex, pois é muito importante e gratificante ter um trabalho publicado e apresentado à comunidade, nos abrindo oportunidades no futuro”.

Ao final, espera-se construir dois equipamentos, deixando um na Facisa e outro no IFRN – Campus Santa Cruz, para estudos mais detalhados.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.