Alunos da rede pública têm acesso gratuito a plataforma preparatória para o Enem

maio 16, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Alunos da rede pública têm acesso gratuito a plataforma preparatória para o Enem

Em meio ao conturbado e delicado cenário provocado pela Covid-19, há um público que precisou manter firme os planos de 2020: os estudantes candidatos ao ingresso no ensino superior do Brasil. As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram abertas na segunda-feira (11) e seguem até o dia 22 de maio. Até o final desta semana, mais de 3 milhões de estudantes já se inscreveram, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes com dificuldades de acesso aos conteúdos para um bom desempenho no exame podem contar com iniciativas gratuitas de apoio.

Uma destas ações é a elaboração e disponibilização da plataforma “Resolve Sim”. Para os alunos da rede pública, será um serviço gratuito, sem qualquer limitação de conteúdo. O portal www.resolvesim.com.br pode ser acessado de qualquer computador, smartphone ou tablet. A plataforma tem a expectativa de receber o acesso de mais de um milhão de estudantes de todo o país.

A Resolve Sim tem conteúdo produzido pela Eleva Educação, um dos mais conceituados grupos de ensinos fundamental e médio do país, e metodologia e tecnologia digitais da Estácio, maior universidade brasileira e líder em inovação no EaD (veja descontos em cursos da universidade).

Os conteúdos, com a chancela de qualidade da Eleva, estão distribuídos em quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Ciências da Natureza), além de uma área especial de provas de preparação, o Simuladão.

Houve um cuidado especial com a metodologia e os objetos de aprendizagem – e-books, temas ilustrados e infográficos, games, planos de estudos e tarefas com acompanhamento de professores e tutores estão entre eles. A agência Artplan colaborou com o projeto, ajudando na concepção e na comunicação da iniciativa.

“Vivemos um momento em que todos devem se unir para sairmos mais fortes. É hora de pensarmos em como ajudar quem tem menos recursos para enfrentar a situação e, por isso, ao prepararmos todo o ensino não presencial para os nossos alunos, pensamos que poderíamos fazer a diferença na vida de muitos alunos da rede pública dando um suporte nesse momento tão delicado. É uma das iniciativas que estamos fazendo, dentre outras, para deixar nossa contribuição e minimizar as diferenças na atual conjuntura”, afirma Bruno Elias, presidente da Eleva Educação.

“Este período será sem dúvida lembrado como a fase mais conturbada das vidas desses milhões de jovens”, diz Eduardo Parente, presidente da Estácio. “A nossa universidade sempre esteve ligada à democratização do ensino e nós conhecemos a capilaridade e a força incrível do ensino digital. Mais do que nunca, esses estudantes precisam de nós. Então, estamos presentes”.

A Estácio e o Ensino Digital

A Estácio é uma das líderes em inovação na educação digital no país. No início dos anos 2000, provocou o primeiro salto de qualidade do EaD nacional, com a criação de ambientes virtuais e conteúdos digitais integrados numa plataforma de ensino. A Estácio tem uma área com mais de 150 profissionais dedicados a desenvolver metodologias e conteúdos para as aulas, ricas em vídeos, gráficos, textos e conteúdo interativo.

Eleva Educação: sinônimo de qualidade

A Eleva é a maior rede de escolas privadas do Brasil, com mais de 130 escolas espalhadas por todas as regiões. A qualidade de ensino é garantida por um time de mais de 4.000 professores de excelência e por sua plataforma de ensino que fornece material didático, tecnologia educacional, assessoria pedagógica e gestão escolar para rede própria, bem como para escolas parceiras por todo o país.