DestaquesDicas de SaúdeSaúde

Alimentos ricos em fibra podem prevenir o câncer

O controle de peso, uma alimentação rica em fibras e a prática de exercícios aeróbicos, fazem a diferença na prevenção de doenças oncológicas

O controle de peso, uma alimentação rica em fibras e a prática de exercícios aeróbicos, como hidroginástica e caminhada, fazem a diferença na prevenção de doenças oncológicas. Tais hábitos criam um ambiente menos inflamatório à mucosa intestinal, reduzindo a chance de formação de células alteradas, que podem gerar o aparecimento de tumores.

A ação anticancerígena das fibras acontece por meio da retenção de substâncias tóxicas, consumidas ou produzidas durante a própria digestão, as quais poderiam levar ao desenvolvimento da doença. As fibras reduzem fatores de crescimento, semelhantes à insulina e excesso de hormônios estrógenos, que atuam, diretamente, no desencadeamento da doença. Além disso, auxiliam no controle do refluxo gastroesofágico.

Alimentos que contém chia, uma semente escura, que pode ser acrescentada no iogurte, tapioca, salada, linhaça e aveia, também são importantes fontes de fibras. Temos opções de hortaliças, como couve folha, rúcula e alface“, diz a Nutricionista da Casa Durval Paiva, Natália Cavalcanti.

Nas frutas, encontramos as melhores opções nas cascas, como maçã, ameixa e uva, por exemplo. Essas fibras alimentares exigem que o consumo de água seja maior.

Dentro da recomendação diária, de acordo com a pirâmide alimentar brasileira, para saber o consumo diário ideal de fibras, a faixa etária dos 03 aos 20 anos, devem somar sua idade, adicionando 5 ou 10 g de fibras. Após os 20 anos, a recomendação é de 25g a 35g de fibras diárias“, revela Natália Cavalcanti.

Na Casa Durval Paiva, é realizada atividade de “Educação Nutricional”, projeto desenvolvido pelo setor de nutrição e pela classe pedagógica, onde é esclarecido às crianças e adolescentes a necessidade do consumo de uma alimentação saudável, com diversidade entre cores de frutas, legumes e verduras. O objetivo é proporcionar a esse público oficinas de culinária, para colocar em prática as vivências de sala de aula.

Para acompanhar o desenvolvimento, durante o tratamento do câncer, os pacientes realizam avaliação nutricional periódica, com a profissional nutricionista e, quando possível, são contemplados com doações de suplemento em pó e cesta básica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo