Notícias

Alimentos ricos em fibra podem prevenir o câncer

O controle de peso, uma alimentação rica em fibras e a prática de exercícios aeróbicos, fazem a diferença na prevenção de doenças oncológicas

O controle de peso, uma alimentação rica em fibras e a prática de exercícios aeróbicos, como hidroginástica e caminhada, fazem a diferença na prevenção de doenças oncológicas. Tais hábitos criam um ambiente menos inflamatório à mucosa intestinal, reduzindo a chance de formação de células alteradas, que podem gerar o aparecimento de tumores.

A ação anticancerígena das fibras acontece por meio da retenção de substâncias tóxicas, consumidas ou produzidas durante a própria digestão, as quais poderiam levar ao desenvolvimento da doença. As fibras reduzem fatores de crescimento, semelhantes à insulina e excesso de hormônios estrógenos, que atuam, diretamente, no desencadeamento da doença. Além disso, auxiliam no controle do refluxo gastroesofágico.

Alimentos que contém chia, uma semente escura, que pode ser acrescentada no iogurte, tapioca, salada, linhaça e aveia, também são importantes fontes de fibras. Temos opções de hortaliças, como couve folha, rúcula e alface“, diz a Nutricionista da Casa Durval Paiva, Natália Cavalcanti.

Nas frutas, encontramos as melhores opções nas cascas, como maçã, ameixa e uva, por exemplo. Essas fibras alimentares exigem que o consumo de água seja maior.

Dentro da recomendação diária, de acordo com a pirâmide alimentar brasileira, para saber o consumo diário ideal de fibras, a faixa etária dos 03 aos 20 anos, devem somar sua idade, adicionando 5 ou 10 g de fibras. Após os 20 anos, a recomendação é de 25g a 35g de fibras diárias“, revela Natália Cavalcanti.

Na Casa Durval Paiva, é realizada atividade de “Educação Nutricional”, projeto desenvolvido pelo setor de nutrição e pela classe pedagógica, onde é esclarecido às crianças e adolescentes a necessidade do consumo de uma alimentação saudável, com diversidade entre cores de frutas, legumes e verduras. O objetivo é proporcionar a esse público oficinas de culinária, para colocar em prática as vivências de sala de aula.

Para acompanhar o desenvolvimento, durante o tratamento do câncer, os pacientes realizam avaliação nutricional periódica, com a profissional nutricionista e, quando possível, são contemplados com doações de suplemento em pó e cesta básica.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.