Dicas de Saúde

Além de retardar o envelhecimento, maçã ajuda no combate ao câncer

Foto: Pixabay

Por conter uma boa concentração de fibras e vitaminas A, B, C e E, a maçã é uma forte aliada na prevenção de doenças, desde um mau hálito até a prevenção de câncer.

Com substâncias antioxidantes, como a quercetina, vitamina C, flavonoides, naringina e pectina, a maçã pode ajudar na prevenção da gripe, retardar o envelhecimento e atuar no combate contra alguns tipos de câncer: pulmão, fígado, mama e cólon.

Estudos realizados comprovam que as substâncias encontradas na maçã ajudam a reduzir em 17% o risco de câncer de mama quando consumida uma vez por dia. A fruta também reduz em 50% as chances de desenvolver câncer de pulmão, 47% em relação ao câncer de cólon e 57% em relação ao câncer de fígado.

Outros benefícios atribuídos ao consumo da maçã são a perda de peso, causado pela saciedade que se dá pelas fibras presentes na casca e o ácido ursólico que ajuda na queima de calorias; a redução do colesterol ruim, o LDL; diminuição no risco de diabetes através do ácido galacturônico. A maçã também ajuda a memória e as funções cerebrais, protegendo-as para evitar o mal de Alzheimer.

Um estudo feito pela Universidade de Wageningen, na Holanda, em que foram acompanhadas 20.069 pessoas, entre as idades de 20 e 65 anos, apontou que frutas com a polpa branca, como é o caso da maçã e da pera, podem reduzir o risco de uma pessoa sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Os pesquisadores perceberam que as pessoas que mais comiam alimentos de polpa branca de frutas e legumes tinham 52% menos chances de ter um AVC. Apesar de deixarem claro que é preciso ter mais estudos para confirmar as descobertas, os estudiosos afirmam que o consumo de uma maçã por dia reduz o risco em cerca de 40%.

Os agentes cicatrizantes presentes na maçã ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Esta fruta age de forma benéfica na mucosa do sistema digestivo. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã.

Outro benefício desta fruta maravilhosa é a prevenção da cárie dentária. O sumo das maçãs podem matar até 80% das bactérias presentes nos dentes.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.