Notícias

AIR Center: Brasil discute criação de centro de pesquisas no Oceano Atlântico

“Uma importante contribuição e um legado para a humanidade”. Foram com essas palavras que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, falou sobre uma novidade para o país. Uma possível criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center), na abertura da 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, nesta segunda-feira (20), em Florianópolis (SC).

“Para que tenhamos no médio e longo prazo um planeta melhor, precisamos investir em pesquisa, em especial nos oceanos. Seja para que possamos tirar melhor proveito possível daquilo que eles podem nos oferecer, ou no desenvolvimento das pesquisas oceânicas ainda incipientes. Poderemos avançar sensivelmente na coleta de bons resultados na medida em que tivermos essa unidade de esforços, que terá uma importante contribuição e um legado para a humanidade”, disse Kassab.

Os diversos representantes presentes no encontro, discutiu sobre a criação de uma organização internacional a ser sediada nos Açores, arquipélago em Portugal. O objetivo é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, disse que a criação de um centro é sinônimo de mais conhecimento. “Precisamos criar novos empregos ao redor do mundo. A única solução de alcançar isso é cada canto do mundo entender melhor a forma que produzimos e compartilhamos o conhecimento. Esse é um grande desafio que nós não podemos fazer sozinhos”, falou o ministro durante a abertura da reunião.

O encontro continua na terça-feira (21), entre ministros e representantes dos 13 países que vão discutir sobre a implementação e a agenda do centro de pesquisas para a assinatura de um memorando de entendimentos. Entre os países representantes estão Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Portugal, Espanha, Uruguai e Comunidade Europeia.

Num edital, lançado recentemente pela União Europeia, foi divulgado um valor de 33 milhões de euros para financiar pesquisas no Oceano Atlântico. O programa Horizon 2020 tem parceria entre Brasil, União Europeia e África do Sul.

A construção do AIR Center foi uma proposta do governo português durante a 1ª Reunião da Subcomissão de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Portugal, realizada no mês de junho no ano passado e liderada, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson de Andrade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Centrais multimídia em veículos: um motivo para preocupação. Por que a BYD está ganhando espaço no Brasil? A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.