Brasil, Notícias

AIR Center: Brasil discute criação de centro de pesquisas no Oceano Atlântico

Foto: Mass Communication Specialist 2nd Class Ryan Utah Kledzik/Released

“Uma importante contribuição e um legado para a humanidade”. Foram com essas palavras que o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, falou sobre uma novidade para o país. Uma possível criação do Centro Internacional de Pesquisa do Atlântico (AIR Center), na abertura da 2ª Reunião Ministerial e Diálogo de Alto Nível Indústria-Ciência-Governo sobre Interações Atlânticas, nesta segunda-feira (20), em Florianópolis (SC).

“Para que tenhamos no médio e longo prazo um planeta melhor, precisamos investir em pesquisa, em especial nos oceanos. Seja para que possamos tirar melhor proveito possível daquilo que eles podem nos oferecer, ou no desenvolvimento das pesquisas oceânicas ainda incipientes. Poderemos avançar sensivelmente na coleta de bons resultados na medida em que tivermos essa unidade de esforços, que terá uma importante contribuição e um legado para a humanidade”, disse Kassab.

Os diversos representantes presentes no encontro, discutiu sobre a criação de uma organização internacional a ser sediada nos Açores, arquipélago em Portugal. O objetivo é que o Brasil participe das pesquisas que serão desenvolvidas no AIR Center nas áreas de energia, mar, mudanças climáticas e observação da Terra.

O ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, disse que a criação de um centro é sinônimo de mais conhecimento. “Precisamos criar novos empregos ao redor do mundo. A única solução de alcançar isso é cada canto do mundo entender melhor a forma que produzimos e compartilhamos o conhecimento. Esse é um grande desafio que nós não podemos fazer sozinhos”, falou o ministro durante a abertura da reunião.

O encontro continua na terça-feira (21), entre ministros e representantes dos 13 países que vão discutir sobre a implementação e a agenda do centro de pesquisas para a assinatura de um memorando de entendimentos. Entre os países representantes estão Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Nigéria, Portugal, Espanha, Uruguai e Comunidade Europeia.

Num edital, lançado recentemente pela União Europeia, foi divulgado um valor de 33 milhões de euros para financiar pesquisas no Oceano Atlântico. O programa Horizon 2020 tem parceria entre Brasil, União Europeia e África do Sul.

A construção do AIR Center foi uma proposta do governo português durante a 1ª Reunião da Subcomissão de Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação entre Brasil e Portugal, realizada no mês de junho no ano passado e liderada, pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Jailson de Andrade.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.