Destaques, Educação

Ainda não pagou a inscrição do Enem 2019? Prazo termina hoje (23)

Interessados em participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 que não foram contemplados com a isenção devem ficar atentos: o prazo para pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 85, termina hoje (23). Bancos, casas lotéricas e agências dos Correios estão disponíveis para receber o pagamento.

De acordo com o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), apenas 35,94% dos inscritos pagantes de fato pagaram a GRU até a manhã deste último dia. Quem teve direito à isenção do pagamento da taxa e concluiu a inscrição no prazo já tem sua participação garantida no exame. As provas do Enem 2019 serão aplicadas em dois domingos, 3 e 10 de novembro.

Segunda graduação

Everton Santana, de 27 anos, está entre as pessoas que se anteciparam e garantiram a participação no Enem 2019. A primeira vez que realizou as provas foi em 2010, um ano após terminar o Ensino Médio. “Esse ano será minha segunda participação. Meu objetivo é fazer o Enem para tentar uma segunda graduação”, afirma.

Santana é graduado em Letras e tem dupla habilitação: em Inglês e Português. “Linguagem e Ciências Humanas são minhas paixões. Como estou no ambiente escolar, me encontro em constante revisão [dos conteúdos do Enem], em especial na área de Linguagem, que é minha especialidade”, avalia.

Quem mais participa do Enem?

Todas as pessoas podem participar do exame desde que realize a inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca, no entanto, que o uso dos resultados difere entre os participantes.

Saiba mais sobre o Enem 2019

Quem já finalizou o Ensino Médio, ou terminará em 2019, pode usar a nota do Enem para se candidatar às vagas de programas de acesso à educação superior (SiSU), programas de bolsa de estudos (Prouni) e/ou de financiamento estudantil (Fies). Quem ainda finalizará a educação básica nos próximos anos pode se inscrever como “treineiro” com o objetivo exclusivo de autoavaliação.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.