DestaquesProfissional

Ainda faz sentido exigir diploma de nível superior?

Para 93% das empresas ao redor do mundo, a resposta é 'não'. Especialista orienta sobre como obter o melhor dos candidatos, independentemente de sua formação

O número de vagas de empregos que exigem um diploma vem caindo nos últimos anos. Muitos empregadores estão reduzindo – ou descartando totalmente – os requisitos de diploma universitário para alguns cargos na tentativa de atrair um conjunto mais amplo de talentos.

A proporção de novos anúncios de emprego que listavam um diploma de bacharel como pré-requisito caiu para 7% em 2021, abaixo dos 11% em 2020 e 15% em 2016. Os dados são da consultoria internacional ZipRecruiter, com base em levantamento global de vagas.

Segundo Mariane Guerra, vice-presidente de RH para a América Latina da ADP, empresa líder global em soluções de gerenciamento de folha de pagamento e gestão de capital humano, nem sempre as graduações tradicionais fornecem aos estudantes as soft skills que a maioria das empresas estão buscando nos candidatos para manter seus negócios atualizados e competitivos no atual mercado de trabalho.

Assim, no processo de seleção, a revisão de requisitos, como a graduação tradicional, pode resultar em uma população maior de candidatos em potencial, além de fomentar a formação de equipes mais diversas, que trarão habilidades que podem ajudar no crescimento do negócio”, explica a especialista.

Os principais empregadores em quase todos os setores estão trabalhando para dimensionar corretamente seus requisitos educacionais, mesmo em áreas altamente técnicas. Por exemplo, cerca de 50% das vagas atuais da IBM nos Estados Unidos são empregos que exigem diploma, e o Google reduziu os requisitos de diploma universitário de 89% dos empregos em 2017 para 72% em 2021, de acordo com um relatório recente do The Burning Glass Institute.

A rápida mudança para o trabalho remoto acarretada pela pandemia mundial de Covid-19 complicou ainda mais o cenário de talentos, derrubando barreiras geográficas e ampliando os pools de talentos para muitos setores. “Independentemente de área ou localização, os líderes empresariais devem se perguntar se, ou quando, devem exigir um diploma de quatro anos como pré-requisito para o emprego em determinados cargos”, alerta Mariane.

Quando exigir um diploma

Livrar-se dos requisitos de graduação para todos os empregos pode parecer uma maneira simples de corrigir a escassez de talentos, treinar a próxima geração de trabalhadores capazes e resolver vários problemas com o recrutamento de profissionais que muitas empresas enfrentam. Mas isso está longe de ser realista. Existem, e continuarão a existir, muitos empregos que exigem um diploma – e com razão.

Certamente há um lugar para a educação formal. Eu ficaria muito desconfiada de ir a um médico que nunca foi para a universidade ou ter um advogado me representando que nunca foi para a faculdade de direito. Mas, para alguns papéis, realmente um diploma não é necessário“, assegura a executiva.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.