Mundo

Agência de Saúde Europeia investiga ligação entre Kinder Ovo e surto de salmonella

Ao menos 10 países já registraram infecções

A Agência de Saúde da União Europeia informou nesta quarta-feira, 6 de abril, que vai investigar a possível ligação entre um surto de salmonella em crianças e a ingestão do chocolate Kinder Ovo, um principais produtos da empresa italiana Ferrero.

Na segunda-feira (04/04), o Reino Unido anunciou o recall do item após mais de 50 casos de intoxicação serem relatados. Desde então, diagnósticos suspeitos já foram registrados na França, Irlanda, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Noruega. Até o momento, 134 casos confirmados ou prováveis de salmonella foram identificados. O Brasil não foi afetado.

A menos de duas semanas para a Páscoa, o número de casos em solo britânico já aumentou para 63 e outros seis países decidiram recolher o Kinder Ovo das prateleiras. São eles: Bélgica, França, Alemanha, Suécia, Irlanda e Luxemburgo.

Os infectados são, em sua maioria, criança menores de 10 anos. Os sintomas da salmonella incluem diarreia, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre. Apesar de a maioria dos casos ser leve, pode haver complicações que resultam em internação hospitalar, sobretudo nos mais jovens, cujo sistema imunológico é mais vulnerável.

Kinder Ovo do Brasil não foi afetado

Procurada, a Ferrero afirmou que o Brasil não está envolvido no recall. Os produtos Kinder comercializados no país são produzidos na América do Sul e não na Europa. A empresa confirmou em nota que, em outros países, está cooperando com as autoridades de alimentos sobre uma possível ligação com casos relacionados à salmonella.

Embora nenhum de nossos produtos Kinder lançados no mercado tenha testado positivo para salmonela e não tenhamos recebido reclamações de consumidores, estamos levando o caso extremamente a sério. A segurança alimentar e o atendimento ao consumidor são nossas prioridades e lamentamos esta situação“, informa o comunicado.

Com informações de agências internacionais*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.