Variedades

Afinal, qual a cor do vestido que gerou tanta polêmica na internet?

v9_1
Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)

Tudo começou quando a uma internauta postou em seu Tumblr Swiked a imagem com a pergunta: “Gente, por favor, me ajudem! Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e meus amigos não conseguimos chegar a um consenso e estamos enlouquecendo com isso!”. Não demorou para os comentários pipocarem no Tumblr da jovem e, claro, algumas palavras referentes ao vestido subirem nos Trending Topics Mundiais #WhiteandGold. No Brasil também apareceram as menções #TheDress e Preto.

Todo mundo sabe que a internet adora uma discussão: seja sobre política (PT x PSDB); seja sobre futebol; Funk x Rock e várias outras questões que gerem polêmica. E o assunto da vez é um vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?). Desde que foi postada, a imagem abaixo tem virado ponto de discórdia nas redes sociais, já que algumas pessoas enxergam tudo em azul e preto, porém, tem gente vendo o vestido como branco e dourado.

Afinal, com qual cor você vê este vestido?. Foto: Divulgação

Afinal, com qual cor você vê este vestido?. Foto: Divulgação

A diferença na visão de cada um pode ser explicada da forma que o cérebro interpreta a informação e da sensibilidade de cada pessoa à luz que entra nos olhos. A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você. “O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia”, disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired.

Segundo os cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, a luz do dia muda de cor, variando do rosado ao amanhecer, passando pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, dependendo da luminosidade que seu olho está recebendo ao longo do dia, é normal ele compensar ao ver imagens como a do vestido, daí ilusão de ótica. Mas, como todos nós sabemos, a internet não perdoa e em poucos minutos o assunto vestido viralizou.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.