Variedades

Afinal, qual a cor do vestido que gerou tanta polêmica na internet?

v9_1
Postagem no Tumblr que iniciou a discussão sobre a cor do vestido (Foto: Reprodução/Tumblr)

Tudo começou quando a uma internauta postou em seu Tumblr Swiked a imagem com a pergunta: “Gente, por favor, me ajudem! Este vestido é branco e dourado ou azul e preto? Eu e meus amigos não conseguimos chegar a um consenso e estamos enlouquecendo com isso!”. Não demorou para os comentários pipocarem no Tumblr da jovem e, claro, algumas palavras referentes ao vestido subirem nos Trending Topics Mundiais #WhiteandGold. No Brasil também apareceram as menções #TheDress e Preto.

Todo mundo sabe que a internet adora uma discussão: seja sobre política (PT x PSDB); seja sobre futebol; Funk x Rock e várias outras questões que gerem polêmica. E o assunto da vez é um vestido azul e preto (ou seria branco e dourado?). Desde que foi postada, a imagem abaixo tem virado ponto de discórdia nas redes sociais, já que algumas pessoas enxergam tudo em azul e preto, porém, tem gente vendo o vestido como branco e dourado.

Afinal, com qual cor você vê este vestido?. Foto: Divulgação

Afinal, com qual cor você vê este vestido?. Foto: Divulgação

A diferença na visão de cada um pode ser explicada da forma que o cérebro interpreta a informação e da sensibilidade de cada pessoa à luz que entra nos olhos. A cor original do vestido é azul e preto, mas se você está vendo em branco e dourado não se preocupe, é apenas o seu cérebro pregando uma peça em você. “O que está acontecendo é que seu sistema visual está olhando para essa vestido e você está tentando descontar o viés cromática do eixo de luz do dia”, disse o neurocientista Bevil Conway em entrevista à Wired.

Segundo os cientistas, os humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas, a luz do dia muda de cor, variando do rosado ao amanhecer, passando pelo azul e branco do meio-dia e depois volta para o avermelhado do crepúsculo. Ou seja, dependendo da luminosidade que seu olho está recebendo ao longo do dia, é normal ele compensar ao ver imagens como a do vestido, daí ilusão de ótica. Mas, como todos nós sabemos, a internet não perdoa e em poucos minutos o assunto vestido viralizou.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.