Notícias

Adolescentes descobrem 4 exoplanetas orbitando estrela semelhante ao Sol

Dois estudantes americanos do ensino médio, Jasmine Wright, 18, e Kartik Pinglé, 16, descobriram quatro novos exoplanetas orbitando uma estrela semelhante ao Sol,  informa o The Harvard Gazette.

A grande descoberta foi possível graças ao programa ‘Student Research Mentoring Program’, conduzido pelo Harvard Center for Astrophysics e do instituto Smithsonian. Os adolescentes falaram sobre suas descobertas em um artigo publicado no prestigiado The Astronomical Journal.

Depois de analisar dados do ‘Transiting Exoplanet Survey Satellite’ da NASA e de vários telescópios terrestres, Wright e Pinglé localizaram quatro planetas em torno de uma estrela, conhecida como ‘TOI-1233’ ou ‘HD 108236’, que está localizada a cerca de 200 anos-luz da Terra, na constelação Centaurus do hemisfério sul. É  a estrela mais brilhante entre as descobertas até agora e semelhante em tamanho e temperatura ao Sol. Anteriormente, já se sabia que havia um exoplaneta em sua órbita.

Três dos corpos são considerados ‘sub-Netuno‘, planetas gasosos menores que Netuno, mas semelhantes ao do nosso sistema solar, que levam entre 6 e 19,5 dias para orbitar TOI-1233. Enquanto isso, o quarto planeta é chamado de ‘super-Terra’ devido ao seu grande tamanho e presença de rocha, que faz uma revolução completa ao redor da estrela em pouco menos de 4 dias. 

A equipe de pesquisadores detalhou que é improvável que os planetas abriguem vida, uma vez que suas temperaturas médias de superfície variam entre 370 ° C e 815 ° C.

“Os planetas se originaram de um mesmo disco de matéria em torno da mesma estrela, mas acabaram sendo planetas diferentes com atmosferas e climas diferentes devido às suas órbitas diferentes”, explica Tansu Daylan, tutor do programa que orientou os jovens em seu pesquisa e pós-doutorado no Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. “Portanto, gostaríamos de entender os processos fundamentais de formação e evolução dos planetas usando este sistema planetário”, acrescentou.

“Estávamos procurando ver as mudanças na luz ao longo do tempo”, explicou Pinglé. “A ideia era que se o planeta transitasse em torno da estrela, ou passasse na frente dela, iria [periodicamente] cobrir a estrela e diminuir seu brilho”, acrescentou.

“Fiquei muito animado e muito surpreso”, disse Wright, enfatizando que “realmente encontrar um sistema multiplanetário e fazer parte da equipe de descoberta foi muito legal .”

Por sua vez, o professor Daylan afirmou que localizar um sistema multiplanetário é como “ganhar na loteria” e acrescentou que foi uma “vitória para todos ” trabalhar com Pinglé e Wright no estudo.

Já a astroquímica Clara Sousa-Silva, que dirige o programa, destacou que os alunos do ensino médio raramente publicam pesquisas . “Embora esse seja um dos objetivos do ‘Programa de Tutoria para Alunos de Pesquisa’, é altamente incomum que alunos do ensino médio sejam coautores de artigos de periódicos”, concluiu.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.