Família

Adaptação escolar: como atravessar esta fase sem traumas

O início da vida escolar dos filhos, ou até a mudança de colégio, enchem de dúvidas os pais e mães sobre a fase de adaptação das crianças, especialmente se forem muito pequenos e estão iniciando esta rotina agora. Este momento pode ser carregado de tensão e ansiedade para as famílias. Mas não precisa ser assim. Segundo Elaine Eufrásio, professora de Psicologia da Estácio Ponta Negra, a parceria entre os professores e os pais será fundamental para uma adaptação de sucesso.

É provável que a criança fique insegura nos primeiros dias de aula, seja se está entrando na escola agora ou se vai mudar para uma nova. Por isso, cabe à família transmitir confiança e tranquilidade para ajudá-la a passar por esse período sem drama. “Os pais precisam, primeiramente, confiar na instituição que estão levando seu filho. Esta confiança vai ser transmitida naturalmente às crianças, que consequentemente se sentirão mais seguras neste novo ambiente”, explica a professora.

Segundo Elaine, para adquirir esta confiança, é fundamental que a família conheça a estrutura física e a metodológica da escola, e estabeleça uma relação próxima com os professores. Mas com a certeza de que tudo é questão de tempo. “É natural a criança estranhar a mudança da rotina nos primeiros dias e até chorar. Cada um tem seu tempo específico para a adaptação”, coloca Elaine.

E como saber se esta fase está dando certo? Segundo Elaine Eufrásio, normalmente a criança dá sinais através do seu comportamento: cria situações para não ir à escola, se queixa de dores no corpo sem razão específica. “É normal também que em uma mudança de escola, haja queda no ritmo de aprendizagem e nas notas da avaliação escolar, no entanto, se isso persistir por muito tempo, é preciso tomar providências”, avalia a professora.

Se esses sinais surgirem, a orientação é que os pais procurem a equipe pedagógica da instituição ou até um profissional especializado, como psicólogo ou psicopedagogo. “Este vínculo com a escola precisa ser bem construído, pois vai determinar a interação e aprendizagem do aluno nos anos seguintes”, afirma a professora.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.