Acupuntura auricular ajuda a emagrecer

Acupuntura auricular ajuda a emagrecer

abril 18, 2017 0 Por Beatriz Bergamin

A acupuntura compõem a Medicina Tradicional Chinesa, que é o nome dado às práticas medicinais criadas e praticadas há mais de cinco mil anos pelos chineses, fundamentada nos cinco elementos (Terra, fogo, metal, água e madeira) esta prática trabalha toda a energia do corpo humano. Existem aproximadamente 12 canais de acupuntura no corpo e nestes existem inúmeros pontos para tratar diversas patologias.

A auriculoterapia é uma acupuntura utilizada no pavilhão auricular (orelha) tendo em torno de 200 pontos para identificar e cuidas de diversas disfunções orgânicas, emocionais, além do tratamento  de enfermidades que acometem o organismo e consequentemente dores de diversos tipos.  Esta especialidade pode ser realizada com agulha, semente de mostarda, cristal de quartzo, esfera de prata ou ouro e vai depender do terapeuta o método escolhido.

As especialidades mais procuradas para serem tratadas na acupuntura são para: ansiedade, dores na coluna,  problemas nas articulações, para melhorar a qualidade do sono e até mesmo para emagrecer.  Em relação ao tratamento da acupuntura para  o emagrecimento, ela não fará nenhum milagre, é importante enfatizar que existem inúmeras técnicas para realizar o tratamento e que certas pessoas reagem melhor e mais rápido do que outras, depende do organismo de cada um. A auriculoterapia estabiliza o metabolismo, diminui a ansiedade e assim conseguirá auxiliar na compulsão por comida, eliminando as toxinas de forma eficaz, fazendo com que o paciente coma o necessário para saciar a fome.

Esclarecimentos sobre o tratamento

Para exemplificar melhor o assunto tratado, o terapeuta auricular Ariovaldo Arcas explica: “No tratamento para fome, pode ser usado um ponto especifico chamado ponto da fome, que muitas vezes é o suficiente para inibir a vontade de comer compulsivamente, entretanto, dependendo do paciente pode se relacionar o tratamento de ansiedade também, evitando assim que um paciente ansioso e/ou estressado desconte na alimentação. Por isso cada caso é um caso, não da para se falar de forma generalizada, cada paciente deverá ser analisado por um acupunturista que saberá qual o melhor tratamento”.

A acupuntura é um auxilio, já que melhora o funcionamento dos órgãos e proporciona bem-estar, o que, consequentemente, junto a uma dieta balanceada e a prática de exercícios, levará à perda de peso de maneira saudável e equilibrada.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!