Notícias

Abaixo-assinado contra aumento de salário do STF tem quase 2 milhões de assinaturas

Um dia após senadores aprovarem o reajuste de 16% dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o partido Novo criou um abaixo-assinado na internet para pressionar o presidente Michel Temer a vetar o aumento.

A petição chegou a 1,9 milhão de assinaturas em menos de dois dias. Caso seja sancionada, a remuneração dos ministros passará de R$ 33,7 mil para R$ 39,2 mil. O partido Novo pede também que a população use a hashtag #AumentoNão nas redes sociais.

A sigla classificou a decisão do Senado Federal como reflexo da “velha política”. Disse ainda que o momento é de “responsabilidade fiscal” e lembrou que a medida amplia o teto constitucional. Na prática, isso significa que os parlamentares conseguem aumentar os próprios salários e de outras cargos públicos.

Apesar de a matéria ter sido aprovada por 41 votos a 16, parlamentares criticaram o reajuste em tempos de corte de despesas. O senador Reguffe (DF) afirmou que a medida vai endividar, ainda mais, os brasileiros.

“Isso vai gerar um efeito cascata, isso vai onerar o contribuinte brasileiro. Não dá para se pensar, nesse momento, em se aumentar salário de ministro do Supremo Tribunal Federal”.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), que também votou contra a proposta, ressaltou que outros órgãos e repartições públicas terão respaldo para aumentar seus salários.

“Isso vai ter impacto sobre os salários dos deputados federais, dos senadores, dos deputados estaduais e dos vereadores de todo o país. Essa é a grande questão”.

O reajuste ainda precisa da sanção presidencial. Michel Temer tem o poder de vetar a proposta, mas não deve voltar atrás na decisão dos senadores.

Para quem deseja conferir a petição, clique aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A Inteligência Artificial está testando os limites do Direito Autoral Gisele Bündchen revela preocupações de mãe com o filho Benjamin. Revitalift Hialurônico: o sérum preenchedor que cumpre o que promete. Pele saudável no outono: confira como conseguir. Casais modernos, atenção: limites que fazem a diferença. Gear Fit2: Um treino focado durante o outono/inverno. Segredos para garantir que seus tênis brancos estejam reluzentes! Conheça dicas essenciais para manter a hidratação dos cabelos tingidos! Alimentos sem glúten para intolerantes: confira! Siga estes simples passos para manter seu coração saudável!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.