A tecnologia na agricultura: os melhores aplicativos e softwares

A tecnologia na agricultura: os melhores aplicativos e softwares

A tecnologia na agricultura: os melhores aplicativos e softwares

A tecnologia na agricultura: os melhores aplicativos e softwares

Rafael Nicácio junho 9, 2021 Economia

Importância da tecnologia agrícola

O papel da tecnologia tem aumentado nos últimos anos. O avanço da tecnologia na agricultura é indispensável para melhorar as práticas agrícolas e assim lidar com as necessidades da população que estão mudando constantemente. Deste modo, o uso de ferramentas tecnológicas na agricultura facilita uma melhor gestão dos campos permitindo seu monitoramento personalizado, conseguindo um aumento da sua produtividade. Atualmente, a quantidade de água, fertilizantes e pesticidas usada diminui e só visa as áreas precisas. Além de permitir baixar os preços dos alimentos, reduz a poluição e por conseguinte o impacto na natureza. Tudo isto aumenta também a segurança dos trabalhadores no campo. 

A tecnologia robótica não só permite uma gestão e monitoramento dos recursos naturais confiáveis, mas também um maior controle da produção, processamento, distribuição e armazenamento dos produtos agrícolas e animais. 

Monitoramento por satélite da EOS Data Analytics

O Crop Monitoring desenvolvido pela EOS Data Analytics permite um melhor monitoramento de seus cultivos de uma maneira muito mais eficaz ao mesmo tempo que reduz custos e aumenta a produção.

A partir do processamento de dados de satélite, o Crop Monitoring fornece aos agricultores imagens de alta precisão de seus campos, para monitorar e analisar a eficácia das terras agrícolas. Graças a este aplicativo, você poderá ter toda a informação relativa ao seu campo num mesmo lugar e assim planejar e monitorar todas suas atividades no campo. Além da criação de tarefas de reconhecimento, você pode introduzir informação valiosa sobre o estado das colheitas com precisão. Desta maneira, poderá resolver as ameaças antecipadamente ou fazer um uso diferencial dos recursos em base às necessidades dos cultivos.  

É um aplicativo fácil de usar cuja informação ajudará você a tomar decisões bem informadas a respeito do seu campo. 

Energia solar da WindSolarUS

A energia renovável está jogando um papel cada vez maior na gestão agrícola. Um claro exemplo é os EUA onde esta estratégia é muito conhecida graças a um crédito fiscal federal de 30% para sistemas de energia solar e eólica. Nesta área, destaca-se o aplicativo WindSolarUS.

Este software ajuda agricultores que querem se beneficiar da energia solar. Pode determinar o tamanho, tipo e colocação de sistemas de matriz solar para produzir mais energia. Desta maneira, quando instalada, a fazenda recebe a energia da rede e se sobrar, volta à rede.

O agricultor recebe um pagamento da cooperativa elétrica local. Os empréstimos e subsídios do Programa de Energia Rural para a América (REAP) do USDA também podem fornecer financiamento totalizando até cerca de 40% dos custos de instalação.

ID Weeds

O software da Faculdade de Agricultura, Alimentos e Recursos Naturais da Universidade do Missouri, ID Weeds, facilita a identificação de ervas daninhas.

Este aplicativo permite procurar as ervas daninhas por seu nome comum ou latino, assim como uma lista delas e a identificação das mesmas com base em uma série de características distintas. O aplicativo fornecerá informações das possíveis ervas daninhas que combinam com essas características. 

SupPlant

SupPlant é um aplicativo que permite monitorar a quantidade de água usada no terreno. Seu objetivo é aumentar a produtividade ao mesmo tempo que diminui a quantidade de água usada. 

Este aplicativo baseado em algoritmos agrónomos, sensores, inteligência artificial e tecnologia de nuvens, permite aos agricultores monitorar seus campos em qualquer momento e em qualquer lugar. 

Além de dados meteorológicos atuais, patrones de crescimento dos cultivos e recomendações em geral assim como informação das nuvens, o software também envia avisos de ameaças futuras como estresse ou mau estado do solo. Assim poderá ver os dados relativos a cada campo em tempo real com dados históricos e futuros planos onde será capaz de tomar decisões bem informadas na gestão de seus campos.

FarmBox

Esta ferramenta, muito usada no Brasil, fornece informação aos agricultores sobre monitoramento e gestão dos campos. 

O primeiro é realizado por um técnico que realiza uma amostragem em diferentes pontos do campo. Todas elas vão acompanhadas da sua georeferência e de informação sobre a infestação, erva daninha, doença ou pestes determinada de cada um. Estes dados serão sincronizados e estarão disponíveis, se tiver internet. Graças ao recurso de gestão, você poderá saber seu inventário e custo associado. 

Desta maneira, você pode planejar um plano agrícola, desde a semeadura até a colheita. Toda a informação económica relativa ao plano agrícola é fornecida ao final da colheita.

Outros artigos