Notícias

A tecnologia na agricultura: os melhores aplicativos e softwares

Importância da tecnologia agrícola

O papel da tecnologia tem aumentado nos últimos anos. O avanço da tecnologia na agricultura é indispensável para melhorar as práticas agrícolas e assim lidar com as necessidades da população que estão mudando constantemente. Deste modo, o uso de ferramentas tecnológicas na agricultura facilita uma melhor gestão dos campos permitindo seu monitoramento personalizado, conseguindo um aumento da sua produtividade. Atualmente, a quantidade de água, fertilizantes e pesticidas usada diminui e só visa as áreas precisas. Além de permitir baixar os preços dos alimentos, reduz a poluição e por conseguinte o impacto na natureza. Tudo isto aumenta também a segurança dos trabalhadores no campo. 

A tecnologia robótica não só permite uma gestão e monitoramento dos recursos naturais confiáveis, mas também um maior controle da produção, processamento, distribuição e armazenamento dos produtos agrícolas e animais. 

Monitoramento por satélite da EOS Data Analytics

O Crop Monitoring desenvolvido pela EOS Data Analytics permite um melhor monitoramento de seus cultivos de uma maneira muito mais eficaz ao mesmo tempo que reduz custos e aumenta a produção.

A partir do processamento de dados de satélite, o Crop Monitoring fornece aos agricultores imagens de alta precisão de seus campos, para monitorar e analisar a eficácia das terras agrícolas. Graças a este aplicativo, você poderá ter toda a informação relativa ao seu campo num mesmo lugar e assim planejar e monitorar todas suas atividades no campo. Além da criação de tarefas de reconhecimento, você pode introduzir informação valiosa sobre o estado das colheitas com precisão. Desta maneira, poderá resolver as ameaças antecipadamente ou fazer um uso diferencial dos recursos em base às necessidades dos cultivos.  

É um aplicativo fácil de usar cuja informação ajudará você a tomar decisões bem informadas a respeito do seu campo. 

Energia solar da WindSolarUS

A energia renovável está jogando um papel cada vez maior na gestão agrícola. Um claro exemplo é os EUA onde esta estratégia é muito conhecida graças a um crédito fiscal federal de 30% para sistemas de energia solar e eólica. Nesta área, destaca-se o aplicativo WindSolarUS.

Este software ajuda agricultores que querem se beneficiar da energia solar. Pode determinar o tamanho, tipo e colocação de sistemas de matriz solar para produzir mais energia. Desta maneira, quando instalada, a fazenda recebe a energia da rede e se sobrar, volta à rede.

O agricultor recebe um pagamento da cooperativa elétrica local. Os empréstimos e subsídios do Programa de Energia Rural para a América (REAP) do USDA também podem fornecer financiamento totalizando até cerca de 40% dos custos de instalação.

ID Weeds

O software da Faculdade de Agricultura, Alimentos e Recursos Naturais da Universidade do Missouri, ID Weeds, facilita a identificação de ervas daninhas.

Este aplicativo permite procurar as ervas daninhas por seu nome comum ou latino, assim como uma lista delas e a identificação das mesmas com base em uma série de características distintas. O aplicativo fornecerá informações das possíveis ervas daninhas que combinam com essas características. 

SupPlant

SupPlant é um aplicativo que permite monitorar a quantidade de água usada no terreno. Seu objetivo é aumentar a produtividade ao mesmo tempo que diminui a quantidade de água usada. 

Este aplicativo baseado em algoritmos agrónomos, sensores, inteligência artificial e tecnologia de nuvens, permite aos agricultores monitorar seus campos em qualquer momento e em qualquer lugar. 

Além de dados meteorológicos atuais, patrones de crescimento dos cultivos e recomendações em geral assim como informação das nuvens, o software também envia avisos de ameaças futuras como estresse ou mau estado do solo. Assim poderá ver os dados relativos a cada campo em tempo real com dados históricos e futuros planos onde será capaz de tomar decisões bem informadas na gestão de seus campos.

FarmBox

Esta ferramenta, muito usada no Brasil, fornece informação aos agricultores sobre monitoramento e gestão dos campos. 

O primeiro é realizado por um técnico que realiza uma amostragem em diferentes pontos do campo. Todas elas vão acompanhadas da sua georeferência e de informação sobre a infestação, erva daninha, doença ou pestes determinada de cada um. Estes dados serão sincronizados e estarão disponíveis, se tiver internet. Graças ao recurso de gestão, você poderá saber seu inventário e custo associado. 

Desta maneira, você pode planejar um plano agrícola, desde a semeadura até a colheita. Toda a informação económica relativa ao plano agrícola é fornecida ao final da colheita.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para amaciar a carne! Dicas para clarear seus dentes de forma simples! Os perigos de consumir fast food! Evite o estresse crônico: aprenda a desacelerar! A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.