Tecnologia

A história do blockchain em cinco etapas

Blockchain

O blockchain é uma das tecnologias mais promissoras do nosso tempo, que promete mudar a forma como atualmente entendemos as bases de dados, os mecanismos de transferência ou a rastreabilidade de objetos e pessoas em escala global.

Mas de onde vem esse conceito de cadeias de blocos? Quando elas começaram a ser usadas para o tratamento de criptomoedas? Quais os momentos-chave na história recente desta tecnologia? Aqui, iremos rever a trajetória do blockchain através de cinco momentos que nos conduziram ao “boom” que vivemos hoje.

1. Antecedentes Históricos

Para entender o fenômeno do blockchain temos que voltar no tempo. Especificamente, até 3200 a.C: a primeira vez que surgiu evidências da existência de registros contábeis de uma única entrada. Eles seriam os ancestrais dos bancos de dados atuais e o início do registro de informações de maneira sistemática.

Posteriormente, em 1494, foi criado o primeiro sistema contábil de dupla entrada, codificado em um livro de matemática publicado em Veneza. Assim, houve pouco progresso até 1991, quando o forte surgimento da Internet (baseado em um modelo distribuído, como o blockchain) abriu as portas para as primeiras tecnologias da cadeia digital de blocos.

2. Hashcash (1997)

Em 1997, 21 anos atrás, Adam Back inventou o Hashcash, um sistema monetário alternativo que usava o que hoje poderia ser considerado uma primeira prova de conceito do sistema que mais tarde popularizou o bitcoin.

Um ano depois, em 1998, os sistemas B-Money e BitGold de Wei Dai e Nick Szabo, respectivamente, apareceriam. Aqui a noção de capacidades digitais distribuídas para o gerenciamento de criptomoedas já foi introduzida.

bitcoin cotação de hoje

Foto: Leamsii / Pixabay

3. Bitcoin (2008-2009)

O primeiro artigo sobre Bitcoin é publicado, pelo misterioso Satoshi, que daria as chaves técnicas e os fundamentos econômicos para a criação de uma nova criptomoeda. O bloco original é extraído pelo próprio Satoshi, iniciando assim o blockchain bitcoin como o conhecemos.

O resto, como dizem, é história: 22 de maio de 2010 veio a primeira transação real com um bitcoin (pagando duas pizzas em troca de 10.000 bitcoins pelo programador Laszlo Hanyecz); a bolha de preços exponencial da moeda até o recente solavanco generalizado ou o surgimento de outras moedas digitais alternativas, como a Ethereum.

4. Primeiros testes fora do bitcoin (2015)

Mas era necessário algo para o blockchain sair da esfera de influência do bitcoin e suas criptodivisas, um movimento que ocorreu em março de 2015, quando a Nasdaq (principal índice de ações em questões de tecnologia) decide implantar seus primeiros produtos em teste baseado em blcokchain .

Desde então, muitas empresas do mercado financeiro e de ações realizaram testes relacionados ao blockchain, com mais ou menos maturidade e sucesso. Em escala global, podemos citar o projeto Hyperledger, comandado pela Linux Foundation e lançado em dezembro de 2015, que é a maior comunidade de código aberto vinculada à blockchain do mundo.

5. Segunda onda de desenvolvimentos

Nos últimos tempos, 2017 e 2018, esses primeiros testes de conceitos têm se transformado em desenvolvimentos plenamente funcionais. Em adição, uma segunda onda de interesse, foram moldadas parcerias com o setor para conduzir grandes cadeias de blocos e empresas como a IBM já incorporam esta tecnologia como a base para algumas de suas principais apostas de negociação.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.