A seleção brasileira feminina de rugby sevens, conhecida como Yaras, encerrou sua participação na primeira etapa da World Series 2024/2025 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com uma nona colocação. A competição, que teve início no sábado (30 de novembro), marcou a estreia da nova treinadora neozelandesa, Crystal Kaua.
No Grupo C, as Yaras enfrentaram adversárias de peso: a campeã olímpica Nova Zelândia, e o Canadá, medalha de prata nos Jogos de Paris. As brasileiras sofreram derrotas para ambas as equipes, com placares de 5 a 33 para a Nova Zelândia e 12 a 38 para o Canadá. Apesar dos reveses, conseguiram uma vitória importante contra o Japão, vencendo por 17 a 14. Essa vitória foi crucial para a pontuação final da equipe.
O sistema de pontuação do rugby sevens é assim: cada vitória vale três pontos. Times derrotados por até sete pontos de diferença recebem um ponto extra. Embora a Nova Zelândia tenha vencido todos os jogos do grupo, o Japão, por ter perdido por apenas três pontos para o Brasil, garantiu a segunda posição do grupo, avançando para as quartas de final, junto com o Canadá que teve melhor saldo de pontos que o Brasil. As partidas são divididas em dois tempos de sete minutos e um try (ato de colocar a bola no chão na linha de fundo) vale cinco pontos, sendo possível somar mais dois com a conversão (chute ao gol).
Eliminadas na primeira fase, as Yaras disputaram as posições de classificação final. Neste domingo (1º de dezembro), elas superaram a Espanha por 29 a 15, com tries de Thalia Costa (dois), Marina Fioravanti, Isadora Lopes e Raquel Kochhann. Em seguida, venceram a China por 24 a 17, com mais três tries de Thalia Costa e um try de Bianca Silva. Mariana Nicolau contribuiu com os pontos de conversão nesse jogo.
A World Series reúne as 12 melhores seleções de rugby sevens do mundo. Ao final da temporada, a equipe com a pior classificação é substituída pela melhor da divisão inferior. O Brasil mantém-se na elite do torneio desde a temporada 2019/2020. A próxima etapa do circuito mundial acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro na Cidade do Cabo, África do Sul, seguindo-se etapas em Perth (Austrália), Vancouver (Canadá), Hong Kong, Singapura e Los Angeles (Estados Unidos). Além disso, em setembro de 2025, as Yaras disputarão o Campeonato Mundial na Inglaterra.
Foto: World Rugby/Divulgação
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.