O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) conquistou o terceiro lugar na categoria Construções Sustentáveis do 10º Prêmio Melhores Práticas de Sustentabilidade – Prêmio A3P 2024 com seu projeto MP Solar. A premiação, realizada em Brasília na quinta-feira (28), reconhece iniciativas públicas que implementam práticas sustentáveis.
Segundo informações da concessionária de energia, o MPRN é a instituição pública do estado com o maior número de usinas solares instaladas. O MP Solar, iniciado em 2018, envolveu a análise da viabilidade técnica e da área disponível para instalação dos painéis solares, sendo finalizado no início deste ano.
A procuradora-geral de Justiça do Rio Grande do Norte, Elaine Cardoso, comemorou o resultado: “Estou muito feliz e agraciada com esse resultado. Novamente um projeto importante e de relevância do Ministério Público do Rio Grande do Norte tendo um reconhecimento nacional. O projeto MP Solar é um exemplo de como o MPRN está comprometido em zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação, realizando a geração de energia através da luz solar e contribuindo para a economia de recursos ambientais e financeiros”.
A arquiteta Beatriz Duarte, membro da comissão A3P do MPRN, detalhou o projeto: “O MP Solar consiste na implantação de energia fotovoltaica nas unidades da nossa instituição com capacidade de geração que permite abastecer as Promotorias de Justiça e a sede da PGJ, além de exportar o excedente, para outras sedes. Com isso, busca-se a melhoria da eficiência energética e atua em dois eixos: o da sustentabilidade, tendo em vista que vem de uma fonte inesgotável de energia e é não-poluente; e o da economia de recursos, que podem ser utilizados em outras atividades da área fim”.
Em três etapas, foram instaladas 42 usinas, gerando um total acumulado de 5.205.937,68 kWh de energia. Isso resultou em uma economia superior a R$ 3 milhões nas contas de energia do MPRN, representando uma média mensal de R$ 85 mil, com um payback atual em 92%.
O Prêmio A3P, uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA), visa incentivar a responsabilidade socioambiental e recompensar instituições comprometidas com a Agenda Ambiental na Administração Pública, programa do MMA que estimula práticas sustentáveis em órgãos públicos.
Imagens do projeto estão disponíveis aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.