A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou sua primeira emissora de rádio, localizada em Cruz das Almas (BA), marcando um avanço significativo na expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). A iniciativa é resultado de uma parceria entre a UFRB, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Ministério das Comunicações (Mcom).
A nova emissora, UFRB FM 87.1, iniciará suas operações retransmitindo o sinal da Rádio Nacional. Esse acordo, firmado em 2023, terá duração de dez anos e inclui colaboração em ações de implementação, operação e transmissão de áudio e vídeo. A reitora da UFRB, Georgia Gonçalves, expressou em suas redes sociais a importância da emissora para a universidade, afirmando: “Essa é uma conquista importante para nós, para a gestão, para a estrutura da universidade. Mas é também um marco importante no sentido de que a gente se aproxima, se relaciona de maneira mais profunda, mais fluida, com a nossa comunidade e nosso território“.
A cerimônia de inauguração, realizada na quinta-feira (21), contou com a presença da diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, e do assessor da Secom/PR, Octavio Pieranti. Bittencourt destacou a relevância da iniciativa para a expansão da comunicação pública: “Esse é um momento bastante importante de entrega, em uma região que deve ganhar muito com essa nova rádio. A cada nova emissora implantada, é a comunicação pública que chega para dialogar com novos territórios“.
A RNCP, prevista na Lei de Criação da EBC, é uma rede de emissoras de TV e rádio que visa levar cultura e informação a todo o Brasil. A EBC é responsável pelo desenvolvimento e expansão da rede, registrando um aumento de 234% no número de contratos em 2024. Atualmente, a RNCP opera com 72 geradoras de televisão e 43 geradoras de rádio, e a EBC trabalha na implantação de 173 novas emissoras nos próximos anos, ampliando seu alcance e impacto nacional.
A parceria entre a UFRB e a EBC demonstra um compromisso conjunto em fortalecer a comunicação pública no país, levando informações e cultura a comunidades em todo o território brasileiro. A iniciativa demonstra, também, a importância das universidades públicas como agentes multiplicadores de conhecimento e informação para toda a sociedade. A implantação de novas emissoras representa um investimento significativo na infraestrutura de comunicação, e se configura em uma grande conquista para a região do Recôncavo Baiano.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.