A Volkswagen do Brasil celebrou ontem (18) os 65 anos da fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), que já produziu mais de 14,7 milhões de veículos. Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira unidade da marca fora da Alemanha, marcando o início da expansão global da Volkswagen.
Essa fábrica responde por 57% dos 25,7 milhões de carros fabricados pela Volkswagen no Brasil ao longo de seus 71 anos de operação, consolidando-se como a maior produtora de veículos do país. Recentemente, em outubro, a Anchieta iniciou a produção do Novo Nivus, o terceiro modelo de uma série de 16 lançamentos planejados pela marca até 2028. Para este período, a Volkswagen prevê investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil.
“Estamos investindo continuamente na unidade que acaba de completar 65 anos. No mês passado, começamos a produção do Novo Nivus na Anchieta, e a linha também vai receber o Nivus GTS, que chega ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025. Além disso, mais dois novos modelos serão lançados em breve, como parte da nossa estratégia de 16 lançamentos até 2028. Esses são apenas alguns dos projetos que fazem parte dos R$ 16 bilhões que estamos investindo no Brasil até esse ano”, comentou Ciro Possobom, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil.
O Volkswagen Nivus foi completamente desenvolvido na América do Sul e também é fabricado e vendido na Europa, onde recebe o nome de Taigo. Lançado em 2020, o SUV conquistou o mercado, com mais de 251 mil unidades produzidas na fábrica de Anchieta.
O sucesso do Nivus é notável, já que ele foi o pioneiro na tendência dos SUVs com design cupê no Brasil. O modelo está entre os 12 mais vendidos no país, em todos os segmentos. Só em 2024, já foram emplacadas mais de 47 mil unidades.
Fonte: Volkswagen
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.