O Toyota Yaris Sedan, um dos modelos mais populares da marca no Brasil, deixará de ser fabricado ainda neste mês de novembro. A mudança tem como objetivo liberar espaço na linha de produção para o Yaris Cross, um novo SUV compacto que deve chegar às concessionárias em 2025.
De acordo com o site Motor1.com Argentina, que obteve informações de fontes próximas à montadora, o sedã parou de ser vendido no mercado argentino porque a produção no Brasil será encerrada. O modelo era exportado para o país vizinho, onde a versão hatchback ainda era oferecida com câmbio manual.
Com a descontinuação, apenas modelos do com transmissão automática CVT continuarão no mercado. No Brasil, o Yaris já é vendido exclusivamente com câmbio CVT desde 2020.
O fim da produção do Yaris Sedan faz parte da estratégia da Toyota de ajustar sua linha de veículos na região. O foco agora está no lançamento do Yaris Cross, um SUV compacto que será rival do T-Cross e do futuro WR-V. Esse novo modelo já começou a ser produzido em fase de testes no Brasil e também deve ser lançado na Argentina em 2025.
O Yaris Cross mede 4.310 mm de comprimento, sendo maior que o Creta nesse quesito. Sua distância entre eixos é de 2.620 mm, superando a do concorrente por 10 mm.
No cenário internacional, o Toyota Yaris Cross é oferecido com duas opções de motor. As versões básicas contam com um motor 1.5 litros, capaz de produzir até 110 cv com etanol e 105 cv com gasolina, com torque máximo de 14,9 kgf.m e 14,3 kgf.m, respectivamente.
Nas versões mais sofisticadas, o modelo híbrido – que também está previsto para chegar ao Brasil – terá um motor 1.5 litro 16V no ciclo Atkinson, adaptado para ser flex. A expectativa é que essa versão tenha potência superior aos 92 cv e 12,4 kgfm de torque da versão apenas a gasolina.
Esse motor será complementado por um motor elétrico de 81 cv e torque de 14,4 kgfm, resultando em uma potência combinada de 113 cv.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.