Variedades

Violações de direitos contra idosos aumentou 97% em 2023

Por meio de apenas uma ligação para o Disque 100, é possível realizar mais de uma denúncia, seja ela por agressão física, apropriação de aposentadoria, violência contra pessoas LGBT, dentre outras violações

De acordo com o G1, o número de violações de direitos contra os idosos quase dobrou nesses três últimos meses. Sendo assim, chegou a ultrapassar a quantidade de 202 mil registros no Brasil. 

Segundo Alexandre Silva, secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, este número é 97% maior caso façamos a comparação com o do ano passado (que totalizou 35 mil denúncias).

Ainda de acordo com suas palavras, em entrevista ao G1, Alexandre afirmou que a retomada do Disque 100 foi uma das motivações para isso acontecer.

Como uma maneira de solucionar o problema, Alexandre citou duas ideias que estão pensando em colocar em prática.

Pretendem utilizar agentes de saúde com conhecimento do território em que trabalham, além da criação de pontos de contato em espaços que eles frequentam:

 ‘’[…] Pensamos em utilizar agentes de saúde, que têm conhecimento do território onde atuam, e criar também pontos de contato nos espaços que essas pessoas frequentam, criando uma rede de proteção amigável. Nem sempre elas têm acesso a um aparelho para ligar’’, disse ele.

Denúncias por meio do Disque 100

O Disque 100, que foi criado no ano de 1997, sofreu graves mudanças na maneira de utilizá-lo durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Com isso, segundo o G1, Bolsonaro costumava utilizar o canal para intimidar pessoas que estivessem defendendo a vacinação contra COVID-19.

Por meio de apenas uma ligação para o Disque 100, é possível realizar mais de uma denúncia, seja ela por agressão física, apropriação de aposentadoria, violência contra pessoas LGBT, dentre outras violações de direitos humanos.

As principais denúncias que podem ser realizadas -além da apropriação de aposentadoria-, com base em algumas leis presentes no Estatuto do Idoso, são:

  • não prestar assistência ao idoso, por mais que a situação não ofereça risco. Além disso,  dificultar sua assistência a saúde ou também não solicitar ajuda a autoridades públicas que possam solucionar o problema
  • expor a perigo tanto a integridade física como sua saúde – que de certa forma possa submetê-lo a condições desumanas-  e privá-lo de alimentos e cuidados. 
  • retenção do cartão de conta bancária que contenham benefícios – como por exemplo a pensão do idoso- , além de documentos que tenham o objetivo de garantir o recebimento ou o ressarcimento de dívida.

Tipos de violência que os idosos sofrem

Ainda de acordo com o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre Silva, o maior número de violações está presente na categoria física, psíquica, além da patrimonial e de negligência: 

‘’O maior número se refere a violações à integridade do idoso, divididas em quatro categorias: física (que vai de exposição de risco à saúde a lesão corporal e tortura), psíquica (insubsistência afetiva, ameaça e bullying, entre outras), negligência e patrimonial.’’ , afirmou ele.

O Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, é comemorado no dia 15 de junho.

Com isso, de acordo com o G1, o secretário tem o intuito de anunciar medidas que ajudem nesta questão de direito dos idosos. Afinal, para Alexandre, o fato dos idosos serem cientes de seus direitos e benefícios é uma prioridade.

A partir da também reativação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa, será possível investir em mais diversidade: ‘’Falta ainda a ratificação da Convenção Interamericana sobre a Proteção dos Direitos Humanos dos Idosos, que vai ajudar na criação de políticas públicas nessa área’’ , contou ele para o G1.

Com o funcionamento diário e 24 horas por dia, ao selecionar a opção que deseja denunciar,  a vítima é direcionada para o atendimento eletrônico. A partir daí, o atendente registrará a denúncia e passará o número do protocolo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Maria Stephany

Me chamo Maria Stephany, sou estudante de jornalismo e redatora tanto do Portal N10 como do Portal Lorena R7. Aqui estou nas editorias de Tecnologia, Brasil, Política e Economia. Já no Lorena R7, vocês podem me encontrar nas editorias de Celebridades, Moda, Beleza e Empreendedorismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Gorduras Boas no Abacate: Saiba Mais Vitalidade na Terceira Idade: Exercícios para Fortalecer o Corpo e a Mente Estratégias para Balancear Músculos e Gorduras Prevenindo Problemas com Botox Alimentação e Exercício: Aliados na Prevenção da Resistência à Insulina Frango Limpo: O Que Você Precisa Saber Benefícios do Pinhão: Mais que um Sabor de Inverno Rotinas Perigosas: O que Você Não Percebe Como Escolher Óleos Vegetais Saudáveis Castanha de Caju: A Aliada do Bem-Estar

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.