Você está pesquisando por um fogão para sua cozinha nova e não tem ideia de como funciona o fogão por indução?
Então esse post é para você!
Basicamente, é um fogão cuja geração de calor é a partir de ondas eletromagnéticas, as quais são produzidas por meio da corrente elétrica gerada em uma bobina de cobre.
Talvez você pense que é um pouco complicado entender esse funcionamento, mas continue a leitura que vamos explicar em mais detalhes.
Assim, você avalia se o fogão por indução atende às suas necessidades ou não.
Boa leitura!
Como funciona o fogão por indução?
O funcionamento do fogão por indução é relativamente simples: é um tipo de fogão que funciona através de um campo eletromagnético, que é gerado por uma bobina de cobre localizada sob a superfície de vitrocerâmica.
Dessa forma, quando uma panela com um fundo de material magnético (como ferro fundido ou aço inoxidável) é colocada sobre a superfície do fogão, o campo eletromagnético cria uma corrente elétrica na própria panela, gerando então calor diretamente nela.
Uma característica do fogão por indução é que sua superfície permanece relativamente fria, mesmo quando a panela está sendo aquecida.
Além disso, segundo afonte Guia dos Fogões, a temperatura da panela pode ser ajustada de forma rápida e precisa.
Isso porque, o calor é gerado diretamente na panela, ao invés de ser transferido para ela através de uma chama ou de uma resistência elétrica.
Vale mencionar aqui que o cozimento é interrompido quando a panela não está mais em contato com a superfície, uma vez que o aquecimento é interrompido na mesma hora.
Quais as vantagens do fogão por indução?
Se você ainda está em dúvida se o fogão por indução vai atender às suas necessidades, listamos abaixo algumas de suas vantagens:
- Economia de energia: um fogão por indução reduz o tempo de cozimento, o que tem impacto direto na conta de energia, de 40 a 60% em relação a outras fontes de energia;
- Segurança: como a superfície do fogão permanece relativamente fria, isso evita o risco de queimaduras, particularmente em casas com crianças. Além disso, quando a panela é retirada, o aquecimento é interrompido imediatamente;
- Fácil limpeza: a superfície do fogão é lisa, sem grelhas ou queimadores, e basta um pano úmido para remover os respingos de alimentos e gordura;
- Rapidez no aquecimento: é um tipo de fogão que aquece a panela muito mais rapidamente do que os fogões convencionais, já que o calor é gerado diretamente na panela. Dessa forma, a a comida pode ser preparada em menor tempo;
- Precisão no controle de temperatura: o fogão por indução permite um controle de temperatura mais preciso do que outros modelos de fogões, pois a temperatura pode ser ajustada instantaneamente, o que permite uma maior precisão no preparo dos alimentos, evitando que eles queimem ou fiquem crus;
- Design moderno: outro diferencial do fogão por indução é seu design moderno e elegante, que pode dar um toque sofisticado à cozinha. Além disso, ele é geralmente mais compacto e pode ser instalado em espaços menores do que os fogões convencionais.
Todos esses motivos só comprovam porque o fogão por indução já é uma tendência, não apenas pela economia de energia, mas também pela segurança e maior rapidez no preparo dos alimentos.
Conclusão
O funcionamento do fogão por indução é relativamente simples, mas o que mais chama a atenção é a flexibilidade e rapidez de cozimento dos alimentos.
É possível atingir uma temperatura alta rapidamente, mas também diminuir sua intensidade também rapidamente.
Isso permite atender às exigências das suas receitas sem ter que interromper seu trabalho, o que se traduz por um grande ganho de tempo na cozinha!
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.