ColunasWagner Santos

O que é um influenciador digital?

Você sabe O que é um influenciador digital? Entre várias estratégias de marketing de uma empresa, como Inbound marketing, SEO, uso de serviços de plataformas como a PromovUp, compra de tráfego, branding, entre outras, nenhuma é tão efetiva para vendas quanto o “boca a boca”.

Esse tipo de marketing sempre foi, e continua sendo, umas das melhores formas de divulgar e vender um produto ou serviço. Contudo, o desenvolvimento das redes sociais trouxeram uma nova forma – tão efetiva quanto o “boca a boca” – para empresas exporem e venderem seus produtos para grandes audiências qualificadas, o marketing de influência.

Cada vez mais, grandes marcas estão fechando parcerias com Influenciadores digitais para divulgar produtos ou serviços. Este mercado está crescendo cada vez mais, principalmente entre a geração Z, e já movimenta mais de R$ 70 bilhões.

Sim, as cifras são grandes e este é um mercado ainda em desenvolvimento e que tem muito para ser explorado. Por isso, neste artigo falaremos sobre: 

  • O que é um influenciador digital?
  • As categorias dos influenciadores digitais.
  • A importância de um digital influencer para as marcas;

O que é um Influenciador Digital?

O influenciador digital – ou digital influencer, como também é conhecido – é um indivíduo formador de opinião, capaz de influenciar as decisões e comportamentos de um grande número de pessoas.

Existem influenciadores nos mais variados nichos como finanças, tecnologia, educação e, principalmente, no nicho de moda e cosméticos. 

Se antes era preciso estar presentes nas grandes mídias (TV, Rádio, Jornais e Revistas) para ser considerado um influenciador, hoje, com o surgimento das redes sociais, ficou muito mais fácil e atrativo.

Tanto que, ao conversar com diversas pessoas da geração Z, muitas irão dizer que pretendem fazer disso suas profissões.

O influenciador desempenha um papel importante na relação marca, tecnologia e audiência, hoje em dia. Por isso, cada vez mais, marcas e empresas estão colocando o marketing de influência como estratégia importantíssima em seus planos de marketing.

Podemos dizer que o influenciador digital deixou de ser apenas um simples hobbie, para se tornar uma profissão muito bem paga. Com a profissionalização destes serviços, algumas categorias de influenciadores começaram a surgir, facilitando assim a escolha do influenciador correto por parte de uma empresa.

Categoria dos Influenciadores

Uma das principais métricas, que fará com que um influenciador digital se destaque nas redes sociais, é o número de pessoas que os seguem. Assim, podemos dividir os digital influencers em 5 categorias:

  • Nano Influenciador: Geralmente são mais nichados e têm por volta de 1 mil – 10 mil seguidores. Apesar do baixo número de pessoas que os seguem, esse influenciador pode alcançar audiências significativas e ter uma ótima conversão.
  • Micro Influenciador: Aqui o número de seguidores fica entre 10 mil e 100 mil. Ainda falam para nichos específicos, mas já podem gerar um impacto significativo em um segmento.
  • Macro Influenciador: Com uma quantidade de seguidores entre 100 Mil e 500 mil, os Macros influenciadores são pessoas com relevância grande dentro do nicho que atuam. 
  • Mega Influenciador: De 500 mil – 1 milhão de seguidores, este grupo de influenciadores já tem poder de influenciar o pensamento e formar opinião em um grande número de pessoas, podendo até mesmo, ditar novas tendências em seu nicho.
  • Influenciador Celebridade: Acima de 1 milhão de seguidores, o influenciador já começa a ser categorizado como celebridade. Alguns digital influencers desse grupo são atrizes, atores, jogadores de futebol, participantes de reality shows, cantores ou, até mesmo, influenciadores que começaram do zero e criaram uma audiência gigantesca.

Essa categorização é importante e levada em consideração pelas marcas, quando estão buscando um influenciador digital para suas ações de marketing de influência.

Qual a Importância do Influenciador Para as Marcas?

Existe uma máxima no marketing atual que é: “pessoas se conectam com pessoas”. É exatamente aí onde influenciadores atuam como uma peça importante para os negócios de uma empresa.

O influenciador digital conecta pessoas com marcas, de maneira natural. Seu papel é gerar valor para um negócio, através da atração de pessoas qualificadas para uma compra ou, até mesmo, com conversões de vendas diretas.

Ao mesmo tempo que o digital influencer gera valor para uma empresa, este profissional também é importante para seu público, uma vez que esses compram produtos, dos quais o influenciador está divulgando, por conta da lealdade e confiabilidade, construída entre eles.

Quem nunca confiou na indicação de um parente, amigo ou especialista, para tomar a decisão de adquirir um produto ou serviço?

Fizemos isso, porque confiamos em quem está nos indicando. Assim também é com os influenciadores digitais. A diferença é que os digital influencers, conseguem mobilizar muita gente de uma só vez, dependendo do tamanho da sua audiência.

Para marcas, ações de marketing com influenciadores digitais podem ter um custo benefício muito melhor do que outras ações de marketing. 

Conclusão

No atual momento em que vivemos, influenciadores digitais estão cada vez mais relevantes nos resultados de campanhas de marketing de qualquer marca.

Quando os valores da marca estão alinhados com os do influenciador, esta parceria tende a gerar muito valor para ambas as partes.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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