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Como fazer vídeos para bombar nas redes sociais e ganhar dinheiro

Vídeo é o formato do momento nas diversas redes sociais. Para atrair o público, é preciso elaborar materiais diferentes e com temas relevantes. Assim, criatividade e inovação são imprescindíveis para quem deseja se destacar nesse universo e monetizar seus conteúdos. Algumas dicas de produção, efeitos e formatos podem ajudar nessa empreitada. 

O audiovisual se tornou o “queridinho” dos usuários das redes sociais, que querem ter mais facilidade nos meios digitais e consumir conteúdos cada vez melhores.Por meio de vídeos curtos, explicativos ou engraçados, criadores de conteúdo mostram sua rotina, trabalhos e divulgam seus produtos e serviços. 

Nesse sentido, as redes sociais se tornaram vitais para as estratégias digitais dos negócios mundo afora. De acordo com pesquisa da Opinion Box, só no Instagram 92% dos usuários acessam a timeline diariamente — mais da metade (53%) o faz várias vezes ao dia. 

Os dados mostram ainda que 80% dos internautas brasileiros consideram que essas mídias são capazes de aproximar pessoas de marcas e empresas. Desse montante, 82% seguem marcas e 59% afirmam já terem comprado delas graças a esse contato digital.

Características que fazem os vídeos tão importantes 

Para compreender por que os vídeos são fundamentais para ter sucesso nas redes sociais, é preciso ter ciência do papel desse tipo de mídia. 

Segundo o estudo Video Consumption Statistics, atualmente 66% dos usuários de redes sociais de todo o mundo têm os vídeos como sua principal fonte de informação on-line. Além disso, 93% das marcas já percebem que eles são essenciais para atrair novos clientes. 

Influenciados pelo audiovisual, 87% dos consumidores já decidiram fazer uma compra, como destaca pesquisa do Google. Entre as características que tornam o formato tão relevante e vantajoso, destacam-se a proximidade com a audiência, a facilidade para consumir e entender as informações compartilhadas, a criação de autoridade de marca e o incentivo ao compartilhamento. 

Além disso, as diferentes possibilidades de formatos para adequar-se às estratégias de cada negócio também influenciam. 

Boas ideias atraem usuários e clientes 

Trabalhar com vídeos também é uma forma de aumentar o tráfego orgânico de um perfil nas redes. Conforme dados da Econsultancy, boas ideias e conteúdos que chamem a atenção da audiência aumentam em 184% os usuários que chegam às lojas virtuais por meio das redes sociais. Eles gastam ainda 45% a mais nas suas compras.

Para saber como fazer vídeos e bombar nas plataformas — que, hoje em dia, são orientadas ao audiovisual e privilegiam quem produz esse tipo de conteúdo —, vale apostar em algumas dicas. 

YouTube

Conforme pesquisa do Google, o YouTube é a segunda ferramenta de busca mais popular na internet. Um dos motivos para essa importância é o fato de a plataforma ser um lugar de descobertas — sete em cada dez consumidores concordam que ela os ajuda a navegar e a descobrir algo novo.

Assim, o espaço é representativo para os criadores de conteúdos e as marcas se conectarem com seus públicos e tornarem seus produtos e serviços mais conhecidos. Vale lembrar que, de modo geral, pesquisas de como fazer alguma coisa são populares na plataforma.

Como esclarece o gerente de parcerias do YouTube Alex Silva em parecer ao artigo de divulgação da pesquisa, algumas práticas ajudam os canais a ter ainda mais relevância ao criar conteúdo orgânico na plataforma de vídeos. Uma das dicas mais importantes é criar material específico para o YouTube, e não apenas transpor outras peças audiovisuais para a plataforma. 

Alguns formatos que costumam fazer bastante sucesso são vídeos explicativos, tutoriais, desafios, narrativas (como reality shows e esquetes), listas e reviews. Além disso, é indicado explorar a aba de comunidade, criar stories para aumentar o número de inscritos e organizar os metadados e os elementos do canal de forma clara e objetiva. 

Monitorar a reação dos espectadores com o Studio Analytics e explorar os temas mais buscados do momento com a ajuda do Trends também são ações importantes. 

Reels

Fazer Reels criativos e ter sucesso no Instagram é a vontade de muitos criadores de conteúdo. Isso porque o recurso de gravação e edição de vídeos pode ajudar a aumentar a visibilidade de um perfil e, consequentemente, o engajamento da conta.

Adicionar legendas aos vídeos e investir em humor contribuem para a melhoria da performance das postagens. 

Conforme publicação do Instagram no perfil para criadores de conteúdo, conteúdos engraçados e que entretêm o usuário são privilegiados pelo algoritmo da rede social. O ideal, de acordo com as informações, é que o vídeo “encante as pessoas, capture sua atenção, as faça rir ou apresente uma surpresa ou reviravolta divertida”. 

A explicação é que, ao seguir essas características, o material tem mais chances de aparecer na aba “Explorar” e, assim, ser visto por mais pessoas.

Usar legendas nos vídeos do Reels é importante para que indivíduos com deficiência auditiva, por exemplo, possam consumir o conteúdo. Além disso, é válido para que usuários impossibilitados de reproduzir som consigam compreender a proposta geral do material.

Para isso, é possível legendá-los manualmente, usando o próprio editor do Instagram, ou recorrer a aplicativos. 

Em post publicado no perfil para criadores de conteúdo, o Instagram orientou os usuários a utilizar áudios populares no Reels ou músicas disponíveis na biblioteca da rede social para criar vídeos. A prática favorece a descoberta do conteúdo, o que faz com que ele ganhe mais chances de aparecer na aba Explorar. 

Usar áudios originais como trilha sonora é outra dica do próprio Instagram. Com a ajuda de aplicativos especializados, o criador edita os áudios que são tendência no Reels e transmite junto a eles um toque pessoal. Gravar áudios autorais e criar trends próprias também são apostas recomendadas. 

TikTok

O TikTok é uma rede social na qual os usuários passam horas do seu dia consumindo conteúdos em vídeos. A rede ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês ao redor do mundo — 74,1 milhões deles apenas no Brasil, segundo o DataReportal.

De acordo com pesquisa da Opinion Box, 64% dos usuários do TikTok costumam assistir a conteúdos com temas de humor e descontração. Além disso, 57% acompanham vídeos de perfis que seguem e 53% assistem e curtem conteúdos de amigos.

Outro dado importante para as marcas é que 42% dos participantes dessa rede têm o hábito de utilizá-la para acompanhar e curtir vídeos de marcas e empresas que gostam. Essa é, portanto, uma oportunidade para fazer novos clientes. 

“Tubarão, te amo. Falcão, te amo, LK […]!” Deparar-se com um vídeo de alguém fazendo o passinho dessa e de outras músicas é um exemplo de trend que viraliza no TikTok.

Nesse sentido, as trends são tendências do momento na rede chinesa. Elas podem ser danças, formas de editar o vídeo, filtros, desafios, entre outros. 

Assim, para quem deseja bombar na rede, vale a pena investir nos áudios do momento. De acordo com os estudos da Opinion Box, 39% dos usuários entrevistados disseram já ter participado dessa moda e 54% curtem ficar por dentro dessas tendências do TikTok.

Das categorias de conteúdo presentes no aplicativo, de modo geral, 65% seguem contas de humor, 46% acompanham perfis que falam sobre música, 42% gostam de conteúdos sobre viagens e turismo e 41% seguem criadores voltados à saúde, gastronomia, receitas e vida fitness. 

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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