Todo mundo sonha em ter um sorriso bonito e saudável, afinal, muito além da questão estética, os dentes alinhados estão relacionados à autoestima de um indivíduo, por se tratarem de um verdadeiro cartão de visitas para as outras pessoas.
Quem sofre de diastema, caracterizado pelo afastamento de dois ou mais dentes, dentes tortos, ou tem alguma imperfeição no sorriso, busca por soluções nos tratamentos ortodônticos, sendo os alinhadores invisíveis e os aparelhos fixos os principais atualmente.
As duas opções têm resultados bastante efetivos, a curto e a longo prazo, respectivamente. Mas na hora de escolher qual o mais adequado, muitas pessoas tendem a ficar em dúvida por diversos aspectos, seja pela duração do tratamento, como mencionamos, o impacto estético, entre muitos outros.
Qual a diferença entre aparelho fixo e alinhador?
Tanto o aparelho fixo quanto o aparelho invisível, possuem a mesma eficácia no que diz respeito à correção de um sorriso, embora existam casos mais complexos do que outros. A principal diferença entre ambos está no preço do aparelho transparente e também no que refere-se à sua estrutura, uma vez que as plaquinhas alinhadoras são sempre móveis e seu material é considerado “inteligente”.
Já no caso do modelo fixo, apesar da existência de alguns aparelhos móveis – utilizados geralmente após o término do primeiro tratamento, como contenção –, ele costuma ser feito de um mix de materiais, como metais ou cerâmica, e causam certo desconforto estético e dolorido nos pacientes.
Vantagens do aparelho fixo
O aparelho fixo conta com bráquetes e borrachinhas, além das opções estéticas de safira, policarbonato ou porcelana, e sua manutenção é, geralmente, feita a cada mês, a depender do caso.
Com o avanço da tecnologia, hoje os pacientes têm à disposição o aparelho autoligado, em que o fio é termoativado pelo calor da boca. Isso facilita a movimentação e uma curta duração do tratamento.
Essa é uma opção ligeiramente mais acessível para quem quer corrigir diversas situações no sorriso pagando uma pequena quantia mensal.
Vantagens dos alinhadores
Os alinhadores invisíveis têm como principal característica e vantagem a sua transparência, não impactando no sorriso do paciente. Além disso, ao contrário dos modelos fixos, o alinhador é móvel, o que favorece uma higienização bucal adequada, bem como do aparelho.
O uso de softwares especializados possibilita a criação de um planejamento digital, desse modo, é possível visualizar o resultado final, antes mesmo do tratamento iniciar.
Essa tecnologia também permite que todas as plaquinhas sejam confeccionadas, e o paciente pode fazer a troca em casa no período programado, eliminando as idas mensais ao consultório para realizar as manutenções.
Como escolher entre aparelho fixo e alinhador?
Para responder a esta pergunta, tenha em mente que não existe um tratamento que seja pior que o outro. É claro que, enquanto seus dentes serão corrigidos mais rápido com os alinhadores, você terá que desembolsar um valor considerável. O aparelho fixo, por sua vez, demanda um investimento menor.
O mais importante, portanto, é considerar a dedicação com o tratamento e os cuidados recomendados pelo seu dentista, além do quanto você está disposto a gastar e quais seus gostos pessoais. Assim, os resultados serão mais assertivos, e você terá um sorriso alinhado no tempo estipulado.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.