A Vila Mariana, na zona sul da capital paulista, é daqueles bairros que misturam tradição e modernidade. Atrai tanto as pessoas que buscam morar em um local com infraestrutura de transporte, comércio e serviços, quanto quem deseja tranquilidade sem necessariamente precisar se isolar de tudo e de todos.
Isto ocorre porque a Vila Mariana fica numa área privilegiada, o que a torna estratégica do ponto de vista habitacional, educacional, logístico e de lazer. E estes aspectos fazem do bairro um dos locais mais procurados para se morar.
Próxima à Avenida Paulista, coração financeiro do país, e da tradicional Praça Osvaldo Cruz, a Vila Mariana tem acesso fácil ao Metrô tanto da linha verde quanto da azul, estando estrategicamente localizada em uma área bastante procurada.
Ao norte, abarca a Avenida Bernardino de Campos e as ruas do Paraíso, Topázio, Batista Cepelos, José do Patrocínio, Ximbó, Batista Caetano e Coronel Diogo. A leste, está a Avenida Doutor Ricardo Jafet, e ao sul, a Rua Loefgren. Por fim, a oeste, a Vila Mariana engloba as avenidas Rubem Berta, Ibirapuera, Conselheiro Rodrigues Alves e Brigadeiro Luís Antônio e as ruas Doutor Amâncio de Carvalho, Viaduto e Rua Tutóia.
Mesmo com o passar do tempo e as mudanças geracionais, a Vila Mariana continua sendo ainda mais interessante e confortável, principalmente pelo fato de ter diversas opções de diversão e lazer, sendo a mais famosa delas o Parque Ibirapuera. Considerado o “pulmão de São Paulo”, sempre atrai famílias inteiras e amigos para um dia de passeio ou para se exercitar.
O bairro é também conhecido pela ampla gama de bares e restaurantes, elevando-o a um patamar diferenciado, onde moradores e visitantes de outras partes da cidade podem conhecer desde a alta gastronomia até uma saborosa pizza ou mesmo a famosa comida de boteco, com petiscos, salgados, porções e bebidas.
A Vila Mariana é um bairro vestido de muita cultura para muitos gostos. Lá, ficam pérolas da cidade de São Paulo, a exemplo da Cinemateca Brasileira. Fundada na década de 1940, abriga um acervo com mais de 200 mil rolos de filmes, além de documentos, fotos, cartazes e livros.
Parte do Museu da Cidade de São Paulo, a Casa Modernista (Parque Modernista) foi projetada em estilo art nouveau pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik e inaugurada em 1930. O local é aberto ao público e oferece serviços educativos aos visitantes.
A Vila Mariana abriga ainda duas prestigiosas galerias de arte, a Quarta Parede e a Jacques Ardies. Enquanto a primeira expõe trabalhos de artistas visuais emergentes nacionais e internacionais, a segunda exibe trabalhos representantes da arte naif. A galeria conta com um acervo de 80 artistas que são considerados representantes do movimento de arte naïf (do francês, arte ingênua) no Brasil. A arte naïf é o estilo a que pertence a pintura de artistas sem formação acadêmica, mas que expressam um estilo próprio e influente.
Outra joia da coroa do bairro é o famoso Sesc Vila Mariana, que desde 1997 oferece várias atividades culturais, esportivas e de lazer para os moradores. Conta com um auditório com 128 lugares, um café, estacionamento, ginásio poliesportivo, entre outros.
Além do Centro de Memória do Corpo de Bombeiros, o bairro abriga o Instituto Biológico, construído em 1928 e tombado pelo patrimônio histórico em 2002. Primeiro centro de formação de cientistas e de debate científico de São Paulo, o IB muito em breve será um centro de referência nos processos técnico-científicos nas áreas de sanidade vegetal e animal.
As religiões convivem em paz na Vila Mariana, a exemplo da tradicional paróquia Nossa Senhora da Saúde, que atrai casais católicos de toda a cidade, e do templo budista Tzong Kwan, espaço inaugurado em 1993 pelo Venerável Mestre Pu Hsien para a prática do budismo mahayana chinês.
Na área educacional, o bairro é referência com os colégios Arquidiocesano (fundado em 1858), Madre Cabrini e a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ao lado da ESPM encontra-se o Centro Universitário Belas Artes, referência em estudos de arte e cultura.
A Vila Mariana também é considerada um centro da moda, abrigando diversas lojas do segmento, voltadas para todos os públicos, incluindo plus size. Por fim, na área de saúde e beleza, o bairro é bem servido de clínicas de estética, salões de beleza, spas urbanos e casas de massagem.
Nestes últimos estabelecimentos, é possível relaxar com uma poderosa massagem sueca, ayurvédica, pedras quentes, ou as sensuais tântrica, sensitive, nuru e tailandesa.
Grande curiosidade
Uma das mais curiosas personagens do bairro não é humana, mas uma construção emblemática – o chamado Prédio-Navio, entre a Rua Caramuru, e o início da Av. Jabaquara. Construído em 1940, foi inspirado em um convés de navio, característica que o levou a ser um ponto turístico da cidade. No primeiro e segundo andares ainda é possível ver as escotilhas circulares.
Ainda no primeiro andar, barras de aço cinza, iguais às de um convés de navio, protegem contra quedas. O prédio atualmente é só comercial. Outra curiosidade: nesse “convés” havia grandes correntes, como nos navios de verdade.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.