A sustentabilidade vem sendo cada vez mais presente em diferentes setores. Segundo os estudos Who Cares Who Does (WCWD) e Consumer Insights 2021, elaborados pela divisão Wordpanel da Kantar, 62% dos entrevistados dão importância aos impactos humanos na natureza e mais da metade busca implementar mudanças em seu comportamento.
No universo dos casamentos, a sustentabilidade é uma tendência que vem conquistando os noivos. Algumas medidas, ainda que simples, podem ajudar a reduzir o impacto ambiental e a criar um evento ecologicamente correto.
Ideias como criar site de casamento para disponibilizar as informações que ficariam nos convites impressos, investir em eventos reduzidos, pensar em uma logística que minimize os impactos ao meio ambiente, apostar em reciclagem na festa e utilizar restos de alimentos para compostagem são alguns exemplos de boas práticas.
Aposte em convites virtuais
Os convites de casamento fornecem as informações necessárias sobre o evento para os convidados. Normalmente, esse documento é feito com papéis, tecidos e outros materiais ou artigos de papelaria, conforme a escolha do casal.
Embora seja um detalhe pensado com atenção pelos noivos, muitos convidados descartam o convite tempos depois do evento. Por esse motivo, os convites virtuais são uma opção versátil para minimizar o desperdício, além de ser uma prática versátil e de fácil acesso.
Enquanto alguns noivos podem fazer o convite em imagens e enviá-las pelo Whatsapp, há também a opção de reunir as informações do evento em um site de casamento. Na plataforma, os convidados conseguem acessar todos os detalhes da cerimônia e da festa, como data, local, horário e dress code.
Além disso, também é possível publicar a história do casal, fotos e ainda adicionar uma lista de presente de casamento em dinheiro, para que os noivos utilizem o valor obtido como bem entenderem, seja nos artigos para casa ou até mesmo para arcar com as despesas da lua de mel.
Optar por convites virtuais ajuda o casal a ter um evento ecologicamente correto, pois minimiza o uso de papel e evita o aumento da produção de lixo.
Escolha formatos reduzidos
Mini weddings e casamentos intimistas são tendências crescentes no universo dos eventos desde a pandemia. Com a necessidade de diminuir o número de convidados, muitos noivos passaram a optar pelo formato reduzido e alguns continuam o adotando, mesmo sem a obrigatoriedade.
Um dos principais atrativos que esse tipo de celebração tem é a economia, uma vez que as despesas do evento se tornam menores, devido ao número de convidados. No entanto, essa estratégia também pode auxiliar na busca por menor impacto ao meio ambiente.
Com menos pessoas no evento, a quantidade de lixo e o desperdício de comida serão menores. Além disso, a redução no número de convidados também é atrativa ao casal, que consegue ter uma cerimônia mais intimista, apenas com pessoas importantes para a história dos noivos.
Pense na logística do evento
Um aspecto importante para um evento sustentável é a logística de transporte dos convidados. Quando a cerimônia é em um lugar e a festa acontece em um local distante, o necessário descolamento com o carro aumenta a emissão de gás carbônico.
Para auxiliar nesse aspecto, os noivos podem considerar fazer a cerimônia e a festa no mesmo local, para minimizar os quilômetros rodados de veículos entre os dois destinos.
Invista em reciclagem no evento
Apostar em reciclagem no casamento é uma forma de ajudar o meio ambiente e diminuir os impactos à natureza. Para ter auxílio nesse aspecto, o casal pode conversar com a equipe de cerimonial e explicar a importância dessa pauta no evento.
A partir disso, pode ser interessante buscar por equipes de limpeza que façam a separação de lixo reciclável, orgânico e inorgânico da festa, tendo atenção se o descarte dos materiais são feitos da forma correta.
Utilize compostagem
Assim como a reciclagem, a compostagem também pode ajudar a ter um evento sustentável. Após a festa de casamento, muitos restos de comida vão para o lixo, quando poderiam ser utilizados como matéria-prima para o cultivo de novos alimentos.
Esse aspecto deve ser visto pelos noivos no momento da busca pelo buffet. Alguns fornecedores trabalham com compostagem em eventos e ajudam na diminuição de desperdício de alimentos, dando a eles uma nova funcionalidade.
Reduza o uso de plástico
O plástico é um dos grandes vilões do meio ambiente. Por esse motivo, reduzir o uso desse material no evento é uma iniciativa importante para a organização de um casamento ecologicamente correto.
Tanto na cozinha quanto na decoração, o uso de descartáveis deve ser repensado. Além de ter vida útil curta, um objeto desse material demora anos para se decompor e causa diversos impactos à natureza.
Copos, guardanapos, talheres, canudos e demais utensílios podem ser encontrados em outros materiais, deixando de lado o uso de descartáveis. Os canudos, por exemplo, são atualmente encontrados em vidro, metal e bambu, opções que podem ser utilizadas no lugar do plástico.
Economize na iluminação
A iluminação também é um fator que pode ajudar os noivos preocupados com sustentabilidade. No momento de buscar pelo local do evento, pode ser interessante consultar a existência de lâmpadas de LED, pois elas consomem menos energia e são eco friendly.
Além disso, para os noivos que gostam de um contato maior com a natureza, aproveitar ao máximo a luz do dia, em locais abertos, também pode ajudar a minimizar os gastos com energia durante o evento.
Seja criativo nas lembranças
Assim como acontece com os convites, muitas lembrancinhas entregues aos convidados também são facilmente descartadas no lixo depois do evento. Por esse motivo, é preciso ser criativo na hora de pensar nas lembranças, unindo a utilidade e o uso de materiais na confecção.
O casal pode escolher ideias úteis aos convidados no pós-festa, acompanhadas de tags ou cartões com papel reciclado. Suculentas e lembranças comestíveis, como potes de geleia, doces e bebidas, são boas pedidas para um casamento sustentável.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.