ColunasWagner Santos

Como referenciar um filme nas normas ABNT

Pode ser que muitos não saibam, mas é possível referenciar um filme nas normas ABNT e, assim, incluir a produção audiovisual como fonte bibliográfica para o seu trabalho acadêmico. 

Desta maneira, o estudante ou pesquisador pode reproduzir trechos de documentários, falas de personagens e descrever sequências inteiras para, assim, aumentar a bagagem cultural do seu TCC, dissertação ou tese. 

Nas áreas de Ciências Sociais e Humanidades, é muito comum encontrar trabalhos que analisam filmes e outros documentos do audiovisual. Esses materiais estão disponíveis nas locadoras, plataformas de streaming e até mesmo nas bases de dados ligadas ao governo, como é o caso da Cinemateca.

Neste artigo, mostraremos como referenciar um filme nas normas ABNT para você não errar e mencionar as obras cinematográficas em seu trabalho da maneira correta. Confira!

Como referenciar um filme nas normas ABNT?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas, por meio da NBR 6023:2018, define as normas para referências bibliográficas ABNT. O texto apresenta regras de formatação para diferentes documentos, como é o caso do filme, que se enquadra na categoria de documentos audiovisuais. 

Estudantes e pesquisadores podem referenciar um filme nas normas da ABNT como argumento e fundamentação de sua pesquisa acadêmica. Para isso, é interessante que façam a transcrição literal do trecho a ser mencionado. 

Assim, é possível citar obras audiovisuais nos trabalhos de acordo com as normas da ABNT de três formas:

  • Reprodução literal de diálogo entre personagens; 
  • Paráfrase de um diálogo em particular; 
  • Descrição de uma sequência de cenas. 

As regras para citar um filme nas normas ABNT são as mesmas aplicadas para a citação de livros em trabalhos acadêmicos da faculdade que seguem essas diretrizes. 

Citação direta curta

Ou seja, no caso de citações diretas com menos de três, linhas, o trecho deve ser citado no meio do texto, conforme o exemplo a seguir:

No filme Que horas ela volta? temos um exemplo de como as classes mais elevadas subjugam e segregam as mais baixas de modo que a desigualdade social fica escancarada, como se cada grupo, cada fatia da sociedade tivesse um lugar determinado. Isso se vê na postura de Val, babá na casa de uma família de classe média-alta paulistana, quando sua filha simplesmente ignora as convenções a que a mãe acata e se senta à mesa dos patrões. A reação de Val é de subserviência: “Onde já se viu, filhos de empregados sentar na mesa dos patrões.” (Que horas ela volta? 2015).

Citação direta longa

Caso a frase tenha mais do que três linhas, entretanto, é necessário fazer uma citação com recuo. Veja a seguir no exemplo:

Eu vivi quase cinquenta anos e vi a vida como ela é. Dor, miséria, fome… crueldade inacreditável. Ouvi o canto das tavernas e os gemidos dos montes de imundície nas ruas. Fui soldado e vi meus camaradas caírem em batalha… ou morrer mais lentamente sob o chicote na África. Eu os segurei em meus braços no momento final. Estes eram homens que viam a vida como ela é, mas morreram desesperados. Sem glória, sem últimas palavras galantes… apenas seus olhos cheios de confusão, choramingando a pergunta: “Por quê?” (HOMEM de La Mancha, 1972)

Lembre-se de que, neste caso, é necessário posicionar o texto com recuo de 3cm à direita. Além disso, a fonte deve ter tamanho 10 e o espaçamento entre linhas deve ser 1.0.

Como incluir o filme na lista de referências do trabalho?

Assim, embora as citações diretas e indiretas de filmes devam seguir o mesmo formato das citações de livros, há uma diferença fundamental na hora de listá-las na seção de referências bibliográficas ao final do trabalho.

Para isso, o estudante deve seguir o seguinte formato:

TÍTULO do filme (primeira palavra em caixa alta). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano.

Especificação do suporte em mídias físicas.

Veja os exemplos:

QUE horas ela volta? Anna Muylaert. Rio de Janeiro: Globo Filmes, Gullane, África Filmes, 2015. 1 DVD (114 min).

HOMEM de La Mancha. Arthur Hiller. Itália: United Artists, MGM/UA Home Entertainment Inc., 1972. 1 DVD (130 min).

Como referenciar outras obras audiovisuais nas normas ABNT?

Além dos filmes, é possível referenciar outras produções audiovisuais em trabalhos acadêmicos seguindo as normas da ABNT, tais como séries, podcasts e vídeos do YouTube. Veja como a seguir:

Série

O Mecanismo. José Padilha, Elena Soranz. Rio de Janeiro: Netflix, 2018. (50 min).

YouTube

SOBRENOME, Nome do autor do vídeo. Nome do vídeo. Youtube, data de publicação do vídeo. Disponível em: <link de publicação do vídeo>. Acesso em: data que você acessou o vídeo.

ANTOFÁGICA. Quem foi Clarice? – Os 100 anos de Clarice Lispector. YouTube, 10 dez. 2020. Disponível em: https://youtu.be/XLH9o5qvavc. Acesso em 1 nov. 2022. 

Podcast

Título do post. [Loucação de]: Nome do locutor. Local: Produtora, dia mês ano. Podcast. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.

30:MIN 403 – Livros chiques: vale a pena ou é golpe? Arthur Marchetto, Cecilia Garcia. [S. l.]: [S. p.], 27 out. 2022. Podcast. Disponível em: https://anchor.fm/30min/episodes/30MIN-403—Livros-chiques-vale-a-pena-ou–golpe-e1priht. Acesso em 1 nov. 2022. 

Viu só como não é um bicho de sete cabeças referenciar filmes no TCC? Seguindo as dicas e os exemplos, o trabalho de formatar as citações e a lista de referências bibliográficas se torna muito mais fácil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.