ColunasWagner Santos

Saiba mais sobre os SERP Features do Google

Atualmente, todas as informações são facilmente obtidas, por meio de smartphones, internet e um mecanismo de pesquisa. O mais conhecido e mais usado é o Google, que é protagonista no compilado de informações que recebemos.

Sendo assim, muitas empresas e marcas utilizam estratégias para ranquear seu site como primeiro resultado quando os usuários fazem uma pesquisa, seja em uma busca orgânica ou paga. Mas antes de definir sua estratégia, é importante conhecer as SERP Features do Google, que nada mais são do que as páginas de resultados de mecanismo de pesquisa.

O Google possui diversas formas de entregar uma informação, o que dá às empresas diversas formas de ranquear suas páginas no resultado de uma pesquisa, fazendo sua marca conhecida. Porém, nem todas são viáveis estrategicamente, algumas formas são melhores que outras. Confira as principais para definir qual melhor se encaixa no seu negócio.

Featured Snippets

Featured Snippets, ou trechos em destaque, são blocos que aparecem no topo de uma página de pesquisa, oferecendo respostas rápidas em diferentes formatos, seja em forma de parágrafo, lista, imagens ou widgets. É bastante comum aparecer quando o usuário está procurando uma definição, conceito ou algum fato. Você pode ranquear seu site nesse formato dando detalhes práticos relacionados à sua palavra-chave, atribuindo valor para a resposta.

Avaliações

Por mais que o nome pareça óbvio, as avaliações, além da opinião e nota dos clientes, também englobam outras informações adicionais sobre algum tópico específico que aparecem após os resultados mais genéricos. Notas, reviews, preço e disponibilidade de estoque são englobados nessa categoria, além de instigar o click no usuário, levando-o a uma janela pop-up rolável. Para ranquear sua página nessa categoria, é importante implementar as tags relacionadas às palavras-chaves definidas na estratégia de SEO.

As pessoas também perguntam

Quando o usuário faz uma pesquisa, o Google disponibiliza um bloco com possíveis outras perguntas relacionadas à pesquisa original. Essas perguntas trazem informações de outras fontes quando o site usa Perguntas e Respostas nos seus conteúdos. Outra maneira de ranquear sua página nesse formato é implementando um FAQ (Atendimento ao Cliente) no seu site.

Pacote de imagens

Já ouviu o dito popular que ‘uma imagem fala mais que mil palavras’? O Google também sabe disso, por isso, em algumas pesquisas, ele mostra algumas imagens como resultado da pesquisa, seja em uma barra horizontal rolável ou em blocos. Essas imagens são linkadas ao Google Imagens e ao site em que ela está hospedada. Por isso, é uma forma de ranquear seu site na página de resultados do Google. Para isso, é necessário que seja adicionada a legenda e descrição nas imagens, além de dar um nome descritivo e relevante para as palavras-chave utilizadas.

Pacote local

Outra possibilidade de ranquear seu negócio no Google é pela pesquisa geográfica. Quando um usuário está procurando um estabelecimento específico, a página de resultados apresenta algumas opções para o serviço procurado, junto com o endereço direcionado pelo Google Maps. Para garantir que seu estabelecimento apareça como uma opção, insira todas as informações no seu perfil do Google Business e otimize a página do seu site.

Resultados em vídeo

Além de imagens, o Google leva em consideração vídeos como resultado de uma busca. Além do tráfego obtido com o vídeo, o Google leva em consideração as tags relacionadas a ele, quando inserido em um site. Quando o vídeo está no Youtube, a ferramenta considera o título otimizado, as tags anexadas e a descrição do vídeo. 

Painel de conhecimento

O painel de conhecimento é um bloco que coleta várias informações de diversos sites sobre algum assunto específico. Geralmente, aparece no topo de uma página de resultados quando acessado pela versão mobile, ou no lado direito da tela quando na versão desktop. Por vezes, consiste em uma definição, uma resposta rápida e o Google seleciona um conteúdo completo, preciso e verdadeiro sobre o assunto. Um artifício para ser ranqueado dessa maneira é ter um artigo sobre o assunto e sua marca no Wikipedia.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.