ColunasWagner Santos

Wix ou WordPress? Qual a melhor escolha para o meu site?

Se você não tem muita experiência com desenvolvimento web, escolher entre o WIX ou o WordPress na hora da criação do site pode ser algo difícil.

Afinal, ninguém quer investir tempo, dinheiro e energia num projeto web para depois descobrir que precisa refazer tudo já que escolheu o CMS errado.

Nesse artigo, vamos quais as vantagens e desvantagens na hora de criar um site profissional e tirar todas as suas dúvidas para que você possa ser assertivo na hora de desenvolver o projeto web da sua empresa. Confira!

Wix ou WordPress: Como escolher?

Se a gente fosse fazer uma comparação com comida, você pode considerar que um site no WIX é comparado a um miojo, já que não precisa de muitos dotes culinários para fazer e custa muito pouco.

Já o WordPress seria uma comida mais sofisticada, como uma lasanha, com maior tempo de preparo e um resultado e sabor acima da média. Na lasanha, você pode usar um molho ao sugo, bolonhesa, branco, etc… você pode customizar seu prato como quiser, e é exatamente essa liberdade que o WordPress oferece.

Se você pensa em desenvolver um site mais elaborado, esqueça o Wix. O construtor é totalmente engessado. Você tem alguns temas pré-prontos para editar e colocar suas informações. Na versão gratuita, você não vai conseguir comprar o seu domínio (www.nomedoseusite.com.br) e isso vai deixar você bastante frustrado, acredite.

Diferenças entre Wix e WordPress

Para que possamos deixar as diferenças mais didáticas, vamos criar uma tabela simples:

Facilidades do Wix:

  • Qualquer pessoa, sem muito conhecimento consegue criar um site;
  • O painel permite arrastar elementos, o que facilita a vida de quem não conhece programação.

Problemas do WIX:

  • Não é possível fazer customizações especiais ou funcionalidades avançadas;
  • Um site no WIX não vai aparecer no Google orgânico, já que a plataforma limita o acesso a conteúdo essencial para tal função de otimização.

A plataforma WIX sacrificou a customização e a flexibilidade do projeto para criar uma experiência de criação mais fácil e didática. É recomendado apenas para pessoas que precisam de um site e não tem nenhum tipo de verba para isso.

Facilidades do WordPress

  • Usuário tem total controle no desenvolvimento (acesso aos códigos) e sobre os arquivos no servidor;
  • O WordPress é a plataforma mais utilizada nos sites que aparecem nas primeiras posições do Google, devido à sua facilidade de otimização para SEO.

Problemas no WordPress:

  • Você provavelmente vai precisar contratar uma empresa ou especialista para desenvolver seu projeto.

O WordPress dificulta um pouco o uso para usuários inexperientes, porém permite personalizações e otimizações profissionais. Com isso, sua empresa vai ter um site fantástico e totalmente amigável para dispositivos responsivos e para os principais buscadores de conteúdo, como o Google e o Bing.

Wix ou WordPress: Qual a melhor performance?

Aqui chegamos num tipo de comparativo injusto. O WIX é um projeto de criação de sites que já fornece a hospedagem inclusa. Seu site vai ficar dentro de um servidor deles e você não tem acesso a isso. 

Isso pode criar um grande problema para você, já que no WIX não é permitido fazer modificações no código, fato fundamental para quem busca melhorar a performance de velocidade de um site.

No caso do WordPress, você mesmo pode hospedá-lo em um servidor próprio, de qualidade e com isso editar seus artigos da forma que quiser para melhorar seu desempenho e otimização.

Podemos dizer com segurança que um site no wordpress é 3x mais rápido que um site no Wix. O site em WordPress fica em média 99,97% do tempo online. Esse tempo que falta para completar os 100% é apenas uma média normal de tempo de manutenção que qualquer servidor de hospedagem precisa para manter tudo rodando.

Já no caso do Wix, esse desempenho ficou em 99,55%. Isso porque eles oferecem um CDN interno para otimizar a entrega de conteúdo, coisa que mais uma vez, você não tem acesso.

Já o WordPress não conta com um CDN padrão, mas te permite escolher os servidores de melhor performance no mundo para otimizar a entrega do seu conteúdo.

Wix ou WordPress: Posso fazer um E-commerce?

O WordPress é o construtor de sites mais utilizado no mundo e sua solução para lojas virtuais é igualmente famosa. O WooCommerce é o sistema de e-commerce e está presente em 23% de todas as lojas virtuais existentes na internet.

Existe uma infinidade de plugins e soluções de integração do WooCommerce com sistemas de frete, checkout, abandono de carrinho, remarketing, etc. O WordPress vai te dar uma infinidade de possibilidades para que sua loja seja fácil de implementar produtos, alterar imagens e integrar sistemas externos, como Correios ou módulos de pagamento.

Já no WIX, a solução oferecida é o Wix App Market, um modelo pré-construído de loja virtual com alguns poucos apps disponíveis. Se você está iniciando no mercado de vendas online, pode ser que você consiga se satisfazer com uma loja virtual wix.

Mas se quiser apresentar um projeto diferenciado para seus usuários e ter vendas significativas, a melhor opção novamente é o WordPress.

Como funciona a manutenção nas plataformas?

Enquanto uma é totalmente fechada, a outra é totalmente de responsabilidade do usuário. Vamos ver quem é quem abaixo?

WIX

Na plataforma WIX, as atualizações acontecem automaticamente. Não existe intervenção do usuário, já que ela é uma plataforma totalmente fechada e por isso, a equipe de programadores do WIX consegue manter um nível de segurança relativamente bom. Mas isso significa que você é refém deles para tudo.

WordPress

Para manter o sistema sempre atualizado, o próprio usuário faz a manutenção e atualização dos arquivos. É de responsabilidade dele a segurança, backup e atualização do software. Mais uma vez, caso você não tenha conhecimento técnico e tem medo de ataques hackers, contrate uma agência especializada em WordPress para gerenciar seu site.

Wix ou WordPress: Qual é melhor para SEO?

Quando falamos em SEO onpage, podemos considerar que ambas as plataformas oferecem alternativas básicas de otimização, como:

  • Alterar títulos, meta descriptions e tags H1/H6;
  • Sitemaps automatizados;
  • URLs amigáveis;
  • Mobile Friendly;
  • Integração com Google Analytics, Search Console e Bing Webmaster.

Porem é um tema polêmico. Enquanto poucas pessoas dizem que é possível ranquear um site no Wix, a ampla maioria afirma que isso é uma missão impossível, já que a plataforma é amplamente limitada.

Na questão do SEO offpage, novamente ambas não vão influenciar muito, já que os links criados são externos. Mas junto a uma boa estratégia de links vem a arquitetura do projeto, o tempo de velocidade de carregamento, um conteúdo relevante… todos esses fatores devem andar juntos para que seu projeto apareça bem posicionado no Google.

Conclusão: Wix ou WordPress, qual devo utilizar?

Se você não precisa de um site profissional, se não tem conhecimento técnico e não possui muita experiência, o Wix é a opção ideal.

Como ele é muito intuitivo e tem a opção de arrastar e posicionar conteúdos, acaba se tornando um CMS fácil de utilizar, mas limitado na questão técnica e de beleza.

Agora, se você pretende ter um site profissional, recomendamos o WordPress, que é de longe a melhor plataforma para construção de sites que existe. A comunidade está sempre disposta a ajudar os iniciantes, sempre tem plugins novos no mercado com facilidades úteis e você controla de perto os seus dados e a performance do projeto.

Se você deseja ter liberdade para conduzir a criação do seu projeto, o WordPress é a escolha ideal. Contrate uma empresa especializada em sites WordPress. Assim você vai ter um site profissional, preparado para mostrar seus produtos e serviços, com capacidade de otimização e alto tráfego.

Assim, você vai otimizar também seu tempo e energia, vai receber um site impecável esteticamente, com uma programação robusta e que irá ajudá-lo a vender muito mais.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.