A qualidade de um texto é de suma importância para quem trabalha com redação, porém, com o mercado de trabalho competitivo, destaca-se aquele redator que concilia qualidade e quantidade de conteúdo. Neste artigo te ajudaremos a melhorar a produtividade e ter um trabalho mais objetivo, para não perder tempo.
Antes das dicas, é válido lembrar que a alta produtividade não se alcança da noite para o dia, ela é fruto da disciplina, de foco e evolução do trabalho. Então, mesmo seguindo os passos a seguir, seu processo pode ser mais rápido ou devagar. O importante é aprimorar suas habilidades.
1. Tenha metas e crie hábitos
É necessário ter um parâmetro para acompanhar sua evolução e motivá-lo a melhorar. As metas podem ser diárias, semanais e/ou mensais. Mas lembre-se de manter os pés no chão e não estipular algo inalcançável, que só te deixará frustrado.
Por exemplo, se você produz 5 textos em um dia, busque aumentar 1 por dia a cada semana. Em três semanas, você estará produzindo 8 textos por dia. O prazo de uma semana para aumentar a meta serve para você ter tempo de se adaptar e de criar o hábito em cima do seu novo número de produção.
“Depois de uma semana, quando o caminho fica conhecido e a corrida se torna um hábito, o cérebro do rato se acalma enquanto ele percorre o labirinto”, cita o jornalista americano Carlos Duhigg no livro O Poder do Hábito. Após incluir um objetivo que parecia difícil à sua rotina, você tende a querer fazer isso sempre, pois vê que não é impossível.
2. Tenha técnica
Não basta um bom português para produzir seus textos. Crie um passo a passo para cada texto e siga sempre. Isso não quer dizer que seus textos ficarão sem criatividade, mas você saberá organizá-la de forma prática.
Você pode criar um checklist para te guiar. Por exemplo:
- Definir H1 e H2 – título principal e secundários;
- Pesquisar referências;
- Escrever o lead – primeira parte do texto que fornece ao leitor informações básicas sobre o conteúdo (“O quê?”, “Quem?”, “Quando?”, “Onde?”, “Como?” e “Por que?”);
- Escrever texto dos H2s;
- Descanso;
- Revisar técnicas SEO;
- Revisar gramática;
- Formatar o texto;
- Creditar imagens.
Tudo, conforme o que faz sentido e funciona para você. Com esse checklist em mãos, você pode até anotar em um post-it e colá-lo na tela do seu computador, para nunca se esquecer.
3. Aprenda a lidar com as interrupções
Não dá para fugir das interrupções durante a escrita. É um celular que toca, uma vontade repentina de tomar café ou um pensamento sobre algo aleatório que invade sua linha de raciocínio… simplesmente, acontece.
Porém, se você não administra essas paradas, a jornada de trabalho vai de 8 horas diárias para 11 horas e você nem percebe.
Uma boa dica é cronometrar seu tempo de produção e oferecer pequenas recompensas em tempo de descanso. Dessa forma, você se acostuma a focar durante 40 minutos, por exemplo, e se ocupar com outras coisas nos 10 minutos de intervalo.
Lembre que o tempo perdido com interrupções só será pago com estresse e pressão depois.
4. Faça rascunhos
Por fim, uma dica totalmente ligada à escrita: faça rascunhos! Não precisa ser um resumo de pesquisa científica, mas algo que faça sentido na sua cabeça, para reforçar os pontos que quer passar no texto. Use cores, bullet points (tópicos) e o que mais você quiser.
Anote as referências da sua pesquisa, o que você acha que faltou naquele post e o que poderá incluir no seu texto, para ficar mais completo. Dessa maneira, o processo de escrever fará mais sentido e será mais rápido, já que a ideia está toda no rascunho e não na sua cabeça.
Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.