Os tempos mudaram e até o setor financeiro está sendo afetado pelo meio digital e suas tendências. Nesse sentido, tal como bancos digitais, empresas estão surgindo com o propósito de criar alternativas totalmente digitais para investimentos, transações bancárias, pagamento de contas, entre outras atividades financeiras.
E, claro, com isso muda o comportamento tanto de investidores como a forma de divulgar, que dá lugar a um marketing mais descontraído, obrigando as empresas tradicionais a se reinventarem e adotarem novas linguagens e estratégias.
Assim como qualquer segmento, quem trabalha com investimentos, precisa criar um bom plano de marketing, que o ajude a se posicionar no mercado, conhecer melhor o público e ofertar os serviços que atendam as necessidades e expectativas dos clientes.
Ou seja, o planejamento deve estar de acordo com o público-alvo a ser atingido.
Principais dicas de marketing para quem trabalha com investimentos
Focar no relacionamento
Em todos os setores já está mais do que comprovada a necessidade de focar no atendimento dos clientes e fidelização, para conseguir maior lucratividade em um prazo de médio a longo.
Para isso, é fundamental investir no marketing de relacionamento, promovendo ações que estimulem a interação e, assim, a aproximação com o público, baseada na satisfação dos clientes.
Assim, dentre as dicas de ações de marketing, podemos destacar os programas de fidelidade, bonificação e atendimento diferenciado.
Apostar nas Redes sociais
E não dá para falar em marketing sem falar das redes sociais, afinal elas são tidas hoje como a principal ferramenta de marketing. Através de estratégias de marketing voltadas para as redes sociais, instituições financeiras conseguem se aproximar mais do público, quebrando barreiras e distâncias.
Oferecer conteúdo de qualidade
Outra dica de marketing, obrigatória hoje em dia, é produzir e entregar conteúdo relevante, dentro da área de investimento, oferecendo informações que tirem as dúvidas do público, com sugestões e dicas dentro do setor.
Assim, oferecer assuntos do mundo financeiro, relacionados a investimentos, procedimentos bancários ou gestão de empresas, por exemplo, são muito procurados nos mecanismos de busca.
Outra sugestão, é falar sobre as tendências do mercado, como criptomoedas, um assunto que vem chamando cada vez mais a atenção de investidores, falar sobre a importância de ter por trás o suporte de exchanges, como a KuCoin, as diferentes moedas, do Bitcoin ao Ethereum, as conversões e seu valor em real, mostrando como funcionam os pares de negociação com moeda local, como o ETH BRL.
Enfim, assuntos dentro desta área não faltam.
Investir em anúncios patrocinados
Atualmente, a maioria das pessoas está conectada à internet, quase 24 horas por dia, tornando mais fácil atrair a atenção de possíveis clientes dentro das próprias redes sociais do que em veículos de comunicação tradicionais.
Nesse sentido, investir em anúncios patrocinados são uma ótima forma de impactar o público e fazer seu negócio chegar nas pessoas certas, no momento certo. Ou seja, vai criar anúncios que cheguem àqueles que buscaram por serviços financeiros, como investimentos, ações, seguros, empréstimos, entre outros.
Além de ter um ótimo alcance, essa estratégia, também, permite aumentar o tráfego para seu site, blog ou rede social, além de gerar resultados rapidamente.
No mais, é sempre procurar estudar o seu público para saber em quais plataformas ele está, oferecendo a linguagem adequada e conteúdo relevante.
Enfim, o mundo mudou, e o mercado financeiro não está nas mãos das mesmas instituições de uma década atrás, principalmente, pela variedade de opções, aumentando o poder de escolha e, portanto, a necessidade de se destacar. Por isso, é tão importante contar com as diversas ferramentas de marketing para manter-se atualizado e poder chegar ao público certo, no momento certo e do jeito certo.
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