ColunasWagner Santos

4 dicas para lideranças criarem um ambiente saudável nas corporações

Manter um bom clima organizacional é imprescindível para as empresas que desejam reter e motivar talentos, além de estimular o bem-estar e a produtividade. Assim, contratar um plano de saúde empresarial para os colaboradores, melhorar a comunicação interna e oferecer flexibilidade são algumas dicas para criar um ambiente corporativo saudável. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define um local de trabalho saudável como aquele em que tanto colaboradores quanto chefes atuam em prol de uma melhoria contínua para promover e proteger a saúde, a segurança e o bem-estar dos trabalhadores e a sustentabilidade do ambiente institucional. 

Desenvolver fundamentos que coloquem essa ideia em prática é importante, conforme a OMS, porque as companhias precisam estar alinhadas às quatro vertentes que as tornam promotoras do bem-estar: ética, econômica, legal e solidária ou humanitária.

É importante reter talentos

Ambientes saudáveis despertam o engajamento dos trabalhadores e retêm talentos, diminuindo o turnover (rotatividade de funcionários). 

Um time engajado contribui, por exemplo, para que a reserva financeira da companhia não seja comprometida. Isso porque a substituição de um colaborador custa de 16% a 20% do seu salário, de acordo com o Work Institute. Sendo assim, caso as taxas de turnover passem a ser frequentes, o gasto pode ser significativo, acarretando prejuízos à organização.

Segundo pesquisa de 2022 da consultoria Mercer, os principais motivos pelos quais os funcionários no Brasil permanecem numa empresa são, em primeiro lugar, a remuneração competitiva, seguida pela gestão humanizada. Também são importantes políticas de férias e folgas, programas de bem-estar financeiro, físico e mental e opções de previdência e aposentadoria.

Em sete edições, o Estudo Global de Tendências de Talentos entrevistou 11 mil executivos, líderes de RH e colaboradores de 16 países e 13 indústrias. Nesta última participaram 54 executivos, 103 líderes de RH e 514 funcionários do Brasil. 

Algumas orientações podem ajudar as lideranças a cultivar um espaço saudável. Vale ressaltar que manter-se atualizado perante às novidades do mercado, às leis trabalhistas e às tendências nos modelos de atuação é sempre importante. 

1. Contrate um plano de saúde para a equipe

Mais de 70% dos brasileiros não têm plano de saúde particular individual ou empresarial, segundo levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Desse total, 25% tiveram o nome incluído em serviços de proteção ao crédito por motivos de saúde. 

Além de possibilitar a contratação de novos funcionários e ajudar a companhia a reter seus talentos, um plano de saúde empresarial apresenta benefícios como a motivação e a valorização do funcionário e o aumento da produtividade. Dessa forma, a empresa pode alcançar vantagens competitivas em relação às concorrentes. 

2. Invista em comunicação interna

Em um ambiente de trabalho saudável, estabelecer uma comunicação interna acolhedora e eficaz é fundamental. É preciso certificar-se de manter um canal transparente no qual as informações fluam com clareza. 

Ouvir os funcionários e estar atento aos seus anseios são ações que ajudam a empresa a acertar na promoção de um ambiente saudável e manter os resultados esperados com os negócios. 

De acordo com pesquisa realizada pela Catho, plataforma que conecta candidatos a empresas, a qualidade de vida é fundamental para 64% dos profissionais. 

Os dados apontam que equilibrar trabalho e vida pessoal é tido como mais importante que alguns pacotes de benefícios. Além disso, o desejo por melhorar a qualidade de vida é a terceira prioridade, ficando atrás somente do salário (77%) e do desejo por um plano de carreira (70%). 

Estar atento às aspirações dos colaboradores é importante na hora de traçar metas, estabelecer programas e disponibilizar benefícios e recompensas. 

3. Ofereça flexibilidade

O levantamento da Mercer também apontou que 43% dos brasileiros buscam mais flexibilidade no trabalho, pensando principalmente em modelos remoto e híbrido — quando há uma combinação do home office com o trabalho presencia. 

Pesquisa global feita pela Microsoft mostrou que a flexibilidade no trabalho já é uma realidade no mercado e tende a permanecer. Por meio de plataformas de gerenciamento de projetos, colaboradores passaram a ajustar suas tarefas conforme a disponibilidade de horário. Oferecer meios para que essa dinâmica possa acontecer é uma forma de aumentar a produtividade e a satisfação dos membros da equipe. 

4. Seja uma organização empática 

Ainda segundo o estudo da Mercer, organizações empáticas detêm a chave para o sucesso em 2022. Esse apontamento também indica que elas estão se esforçando para assumir os valores e comportamentos de suas equipes. 

Uma organização empática se concentra em fatores como redefinição da relevância das partes interessadas e desenvolvimento de uma capacidade adaptativa na equipe e nos processos. 

Essas ações ajudam a empresa a descobrir como trabalhar em parceria e combater as desigualdades, gerando resultados na saúde e no bem-estar integral dos funcionários, além de incentivar a empregabilidade e aproveitar a energia de trabalho para o bem coletivo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso canal oficial.

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

Permita anúncios para apoiar nosso site

📢 Desative o bloqueador de anúncios ou permita os anúncios em nosso site para continuar acessando nosso conteúdo gratuitamente. Os anúncios são essenciais para mantermos o jornalismo de qualidade.