Saque extraordinário do FGTS na mão de golpistas

Lined Circle
Lined Circle

Golpes

A possibilidade de saque de até R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para cerca de 42 milhões de trabalhadores despertou o interesse de golpistas.

Lined Circle

Golpe

A estratégia dos golpistas é usar informações como Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e data de nascimento para movimentar o saque extraordinário do FGTS no Caixa Tem.

Lined Circle

Golpe

Eles obtêm dados primários da vítima, acessam o aplicativo, modificam o telefone e o e-mail — que são usados para confirmação de acesso — e sacam ou transferem o dinheiro.

Acesso a conta

Quando o trabalhador tenta acessar a conta, descobre que uma senha já foi cadastrada em seu nome e que o telefone e o e-mail não são dele, como ocorreu com o engenheiro eletricista Bruno Bernhardt.

Verificação

Para especialistas, ainda que não seja de interesse do trabalhador sacar o recurso extraordinário de R$ 1.000, a recomendação é acessar o aplicativo Caixa Tem e verificar se já houve um acesso em seu nome.

Segundo a Caixa

A Caixa informou que, em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação.

Recomendação

Mas, mesmo que não solicite os recursos, recomenda-se que ele faça o cadastro no Caixa Tem, para evitar que outra pessoa faça no seu lugar.

Golpe no FGTS

Arraste pra cima e veja todas as informações sobre como evitar cair no golpe do saque do FGTS

Outros Stories

1.

Profissões com mais vagas no Metaverso

2.

Google vai abrir 500 mil bolsas de estudo