Hoje 22 de abril de 2022 falaremos sobre as melhores estratégias para crescer no Instagram de forma orgânica e com engajamento que você nunca viu.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 116 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Dessa maneira, já é possível perceber que não dá para ter uma loja física ou um negócio online sem investir em estratégias de marketing digital.
Desse total, cerca de 50 milhões de brasileiros possuem Instagram. O Facebook é considerado a rede social de preferência de pessoas mais velhas, enquanto o Instagram é cheio de pessoas jovens. Por isso, se o seu público-alvo envolve jovens também, você precisa ter um perfil comercial ativo no Instagram.
Isso não significa que apenas jovens utilizam o Instagram. Isso só quer dizer que a maior parte dos usuários são mais jovens. No entanto, você pode encontrar seu público-alvo no Instagram. Basta fazer uma pesquisa sobre quais são as redes sociais que eles utilizam. Depois, é só investir em um perfil comercial no Instagram para sua empresa.
Para seu perfil crescer no Instagram, são necessários aplicar conceitos e técnicas para deixar seu Instagram mais chamativo e informal. Dessa maneira, você fará com que seus seguidores tenham interesse em seu conteúdo. Isso é uma forma vantajosa de converter vendas.
Por isso, o primeiro passo é saber se o seu público-alvo está no Instagram. Se a resposta for afirmativa, é hora de criar um perfil. Conheça algumas dicas para crescer no Instagram.
1. Crie conteúdo relevante
Não basta apenas postar informações comerciais no seu Instagram, como fotos de produtos e promoções. As pessoas estão em redes sociais buscando por entretenimento e conteúdo relevante.
Por exemplo, se você tem uma empresa que fabrica e faz a instalação de sistema de energia solar, você pode ter um link na bio direcionada para o simulador de energia solar de seu site.
Você também pode postar informações interessantes sobre como a instalação de energia solar pode diminuir até 95% da conta de luz, como a manutenção é fácil, que o consumidor terá o retorno do investimento entre 3 a 5 anos e muito mais.
2. Tenha metas
Essa é uma dica fundamental para seu Instagram crescer. Para traçar metas, você precisa ter um cronograma de postagens no feed e também nos stories. No feed, você pode iniciar com 3 postagens por semana, no mínimo. Já no stories, são necessários posts diários.
Suas metas podem incluir aumentar o número de seguidores, de engajamento através de likes e comentários nas postagens, conteúdo compartilhado e até mensagens privadas recebidas.
A melhor forma de ter suas metas atendidas é postar conteúdo com frequência e com qualidade. Ou seja, faça posts relacionados ao seu segmento de empresa, além de engajar com seus seguidores também. Portanto, responda todas as mensagens nos comentários, em mensagens privadas e também reposte conteúdo relevante de outros perfis em seus stories, sempre marcando o Instagram de autoria do conteúdo.
3. Invista em legendas mais longas!
O Instagram considera seu número de seguidores e a quantidade de curtidas que cada postagem de seu Instagram recebe para compartilhá-lo com mais perfis. No entanto, o algoritmo também leva em consideração quanto tempo os seguidores passam em seu perfil.
Uma boa forma de reter atenção de seus seguidores por mais tempo é criar legendas mais longas, com conteúdo único, de qualidade e de relevância para seu público-alvo. Dessa maneira, o Instagram irá entregar seu conteúdo para mais pessoas.
Ou seja, dentro do seu cronograma de postagens, já tenha as legendas grandes preparadas sobre assuntos de interesse. Podem ser curiosidades, datas comemorativas relevantes, conteúdo informativo e muito mais.
4. Use bem sua bio
A bio é a abreviação de “biografia”, um espaço que você tem para colocar informações relevantes sobre sua empresa ao lado de sua foto, que pode ser seu logotipo ou uma arte mais personalizada. Nesse sentido, explique com clareza e de forma direta qual é o segmento de atuação de sua empresa.
Também vale colocar uma frase de efeito, além de um link direcionado para uma URL importante. Dessa forma, você conseguirá direcionar seu público para informações de contato, produto, serviço, uma landing page e muito mais.
Para finalizar, use o nome do seu perfil de Instagram para identificar sua empresa. Dessa maneira, outros consumidores podem achar seu perfil caso procurem por sua empresa no Instagram.
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Amei as dicas, vou usar no meu instagram também, valeu!