Criar um empreendimento lida com muitos termos, pequenas burocracias das quais podem acabar travando todo o processo de lançamento no mercado. A elaboração de nomes para seu negócio é um desses critérios importantes para o sucesso e evolução da empresa.
Existem diferentes situações e histórias para cada empreendimento. Há comerciantes e empreendedores que ingressam em um segmento empresarial com uma ideia para nome de empresa, ou inspirado por isso.
Contudo, há também situações nas quais um futuro empreendedor decide se lançar num mercado, mas por ter no papel uma ideia ainda sem título. De toda forma, o importante é a vontade de empreender e o motivo é simples: há formas simples de elaborar um título.
Em cursos de desenvolvimento e gestão de startups existem matérias na grade curricular especificamente para auxiliar nisso. Afinal, o nome de um empreendimento deve ser pensado estrategicamente, assim como a comunicação visual.
Neste conteúdo iremos explicar em detalhes como começar a empreender, desde as questões burocráticas, criação do nome da empresa, além de ressaltar os benefícios de uma comunicação visual bem definida.
Quer saber mais? Continue lendo.
Como criar nomes criativos para empreendimentos
Antes de começar a empreender propriamente, é prudente criar um nome único, descritivo e que esteja exatamente de acordo com as intenções por trás da empresa e da ideia geral. Como um empreendimento é chamado acaba sendo um critério para alguns consumidores.
Por exemplo, uma empresa que oferece curso de pos em gestão hospitalar ead, é importante considerar o nicho (área da educação para profissionais da saúde ou administrativos), a persona, a plataforma, quem irá pagar por essas informações.
Sendo assim, existem formas simples de garantirem que o nome do seu empreendimento esteja de acordo com os ideais, missão, visão e valores do dono e fundador.
Alguns critérios a serem levados em consideração na hora de criar um nome para o empreendimento ou marca, devem incluir:
- Pense em ideias sucintas;
- Misture palavras e crie novos termos;
- Leve o segmento e público-alvo em consideração;
- Se for usar termos estrangeiros, cuidado com a sonoridade;
- Acredite no potencial de crescimento;
- Não se prenda somente às tendências;
- A história pode ser sua aliada;
- Pense em possíveis siglas;
- Garanta que não está sob copyright.
Alguns empreendedores já começam sabendo pelo que querem ser conhecidos, tendo o título da própria empresa em mente. Contudo, não há qualquer problema em começar pelo prático burocrático.
Não existe uma ordem certa para começar a empreender, desde que tudo funcione a longo prazo, desde as questões legais, até o nome e comunicação visual elaborada.
Como começar a empreender?
A iniciativa de empreender pode surgir de diferentes motivações, ideias, histórias, trajetórias, entre outros ímpetos que levam alguém a correr atrás de todo o processo envolvendo abrir uma empresa, criar um CNPJ e começar desde o primeiro passo.
Essa tendência auxilia na economia, pois os autônomos auxiliam a mover toda a roda econômica com seus investimentos em matéria-prima, mão de obra e, claro, suas vendas. Como é lecionado no curso de gestão financeira online: toda empresa gera capital.
Assim, não existe uma forma única de iniciar a carreira como empreendedor, mas existem alguns passos cruciais que auxiliam na hora de começar, principalmente se tratando de toda a questão legal de abrir uma empresa e realizar a administração dela.
Algumas dicas que podem tornar o processo de começar a empreender menos complexo, incluem:
- Tenha uma ideia clara e bem definida do nicho e intenção
O primeiro passo antes de pegar documentos pessoais e correr atrás do CNPJ, copyright do nome, entre outros detalhes, é justamente definir com bastante clareza o que irá vender ou oferecer de serviços.
Selecionar alguns serviços e produtos para dar início ao empreendimento quer dizer clarear o caminho para si mesmo, afinal, focar em uma única necessidade faz o processo de convencimento e divulgação menos difícil – ou caro.
Conhecer o próprio negócio desde a fundação é um diferencial que pode fazer o empreendimento durar anos, décadas ou mais.
Outro ponto é observar o mercado. Assim como pontuado na administração financeira faculdade, antes de se jogar num determinado segmento é necessário analisar dois pontos: a saturação ou falta de público.
Pensando em produtos e serviços específicos, faça questão de assegurar que o seu empreendimento oferece algo único, diferente dos concorrentes. Caso seja um nicho pequeno, procure informações sobre quem faz o maior consumo.
- Leve a persona em consideração
Ainda pensando no segmento a ser adotado e a saturação de determinados nichos, conhecer seu público-alvo é uma forma de assegurar que mesmo numa área com empresas em excesso, a sua continue sendo singular.
Na faculdade de gestão de marketing e vendas é ensinado a importância de determinados termos para um empreendimento bem-sucedido. Entre essas características está a elaboração da persona ideal.
Através de dados recolhidos em pesquisas sobre o público-alvo, são geradas informações sobre idade, aparência, emprego, condições financeiras, entre outros pontos cruciais para compreender quem vai adquirir os produtos e serviços.
O nome correto para esse cliente ideal é “persona”.
As informações mencionadas acima podem ser adquiridas através de pesquisas realizadas de forma independente, mas também facilmente geradas em um software de CRM (Customer Relationship Management).
- Conheça a demanda média e gere um bom plano de negócios
Em cursos de gestão de pessoas e liderança ead, existem matérias na grade curricular que ressaltam determinadas características de um bom planejamento inicial para empreendedores.
Além dos aspectos criativos sobre nome, slogan, comunicação visual, etc, há também a liderança e conhecimentos relacionados à demanda média para cada produto ou serviço ofertado.
Para conseguir informações precisas é necessário fazer uma pesquisa de mercado preliminar focada em demanda, descobrindo o quanto será investido de forma a não gerar prejuízo e desfalcar o capital de giro médio da empresa logo nos primeiros meses.
Tudo isso deve estar no plano de negócios ideal, do qual é composto por:
- Análise mercadológica periódica;
- Descrições precisas de cada serviço e produto;
- Criação de um modelo de negócios ideal;
- Nome do empreendimento e segmento específico de atuação;
- Planejamento financeiro diário, semanal, mensal e anual.
Cada um desses pontos formam uma visão ampla sobre o negócio, permitindo que seja analisado desde questões monetárias, até de produtos, clientes e nicho de mercado. A precisão é o segredo para o sucesso.
- Nunca se esqueça de continuar procurando conhecimento
Explicando de forma sucinta: um empreendedor nunca deve deixar de se atualizar. Independentemente do segmento mercadológico, toda empresa está fadada a cair no esquecimento se não continuar se movendo junto às tendências.
Claro que isso não quer dizer abandonar as características mais primordiais e únicas da empresa, aquilo que a torna única entre um mar de outros empreendimentos, mas sim criar novos produtos, serviços e oportunidades próprias de crescimento.
Além do mais, conhecimento nunca é demais e continuar estudando formas de melhorar o gerenciamento são cruciais.
Isso vale para questões financeiras e marketing, mas também em relação aos colaboradores. Por isso é importante investir em um curso tecnologo de gestão de pessoas a distancia, assegurando que a empresa funcione.
- Não se esqueça de formalizar a abertura da empresa
Por fim e talvez a dica mais importante de todas para começar do jeito certo: formalize a abertura da empresa assim que possível, isto é, quando todos os detalhes básicos estiverem definidos.
Lidar com a burocracia pode ser meio desanimador, mas uma vez que se entenda bem o processo jurídico e legal, empreender se torna mais fácil de manter dentro da constituição.
Por isso, quando estiver pronto, reúna os documentos especificados no site do Governo, procure um bom contador e abra seu CNPJ de pessoa jurídica. Estando com todos os termos dentro da lei, tudo flui mais fácil em direção ao sucesso.
Qual a importância de uma boa comunicação visual?
Além do nome e logotipo da empresa, outro ponto importante que garante reconhecimento público e constância nos resultados é a comunicação visual criada desde o princípio. Apesar de ser tão relevante, muitos não a levam em consideração.
Quando se inscreve em um curso de gestão de marketing e comunicação, uma das primeiras lições em relação à imagem e processo de comunicação do empreendimento está ligada à como ela aparece para o público-alvo.
A comunicação visual vai muito além do logotipo e do nome da empresa, dentro dessa categoria estão as cores escolhidas para representar a marca, produtos nos quais ela estará estampada, design geral de estabelecimento ou site.
Tudo isso funciona como um chamariz para clientes, contratantes e consumidores, mas também às possíveis parcerias de negócio e reputação geral do empreendimento.
Sendo assim, junto à elaboração do nome e logotipo, invista nos serviços de designer para criar uma identidade visual única e coerente à missão, visão e valores da empresa.
Esse processo também tornará mais fácil a criação das redes sociais, pois irá oferecer uma opção de layouts para blogposts, imagens de divulgação, além do visual de websites e newsletters.
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