Neste mês ocorrerá o último eclipse lunar parcial do ano, e o mais longo deste século, ele será visível em várias partes do planeta, acontecerá entre a noite do dia 18 e a madrugada do dia 19 de novembro.
A lua passará pela sombra da Terra por 3 horas e 28 minutos, segundo cálculos da NASA, a sombra da Terra cobrirá 97,4% da lua.
A fase máxima ocorrerá no meio do fenômeno, momento em que nosso satélite natural será visto com uma cor avermelhada quase em sua totalidade, semelhante à ‘lua de sangue’.
De acordo com o portal Space.com, este será o eclipse lunar parcial mais longo registrado em 580 anos, com duração total de aproximadamente seis horas.
De acordo com a NASA, o eclipse será visível de qualquer lugar em que a lua apareça acima do horizonte, que inclui a América do Norte e do Sul, Leste Asiático, Austrália e a região do Pacífico.
No Brasil, o fenômeno poderá ser visto a partir das 4h da manhã do dia 19 de novembro. O site Time an Date mostra o horário exato de acordo com sua localização.
Para observar o fenômeno não são necessários equipamentos especiais, telescópios ou óculos, basta lembrar a data e hora e olhar para o céu para ver as mudanças da lua.
Caso o céu esteja nublado, no final desta matéria terá um streaming ao vivo para acompanhar o evento. O link da matéria está no próximo story.
Arraste pra cima e veja sobre o fenômeno e como observar e assistir o eclipse