Vai abrir sua própria clínica? Quer ter presença digital, mas não sabe por onde começar? Quer conhecer algumas dicas de marketing? Então, esse artigo é para você. Continue lendo!
Os tempos mudaram e o mundo está, cada vez mais, digital. Assim sendo, se pensa em abrir uma empresa deve saber de antemão que hoje já não basta ter uma boa ideia e colocá-la em prática para garantir seu sucesso, é preciso garantir que a mesma tenha presença digital.
Mas, você sabe o que é ter presença digital? Então, como o próprio nome já sugere, significa sua empresa ter presença online, conseguir ser localizada pelos principais motores de busca, ter site e páginas em redes sociais, uma boa comunicação online com seu público. Enfim, visibilidade.
O fato é que, com pacientes cada vez mais exigentes e mais profissionais no mercado, os médicos precisam se destacar da concorrência, e um bom trabalho de marketing pode ser decisivo nessa hora.
Agora que entendeu a importância do marketing e porque investir nele é fundamental hoje em dia, confira abaixo 7 dicas básicas de marketing para aplicar em seu consultório ou clínica.
7 dicas de marketing para sua clínica
1. Conheça seus pacientes
Você sabe quem são seus pacientes? O que eles precisam? Como pode ajudá-los?
Essas perguntas são essenciais para começar qualquer estratégia de marketing.
É preciso conhecer seus pacientes para saber seus comportamentos, em que redes sociais estão, como preferem marcar consultas, por qual mídia preferem se comunicar…
Com todas as informações em mãos, já será possível começar a criar estratégias, primeiramente para conseguir atrair esses pacientes.
2. Se relacione com seus pacientes
Engana-se quem pensa que o e-mail é coisa do passado, na verdade ele ainda é uma ferramenta muito poderosa de marketing, e isso porque permite uma comunicação mais pessoal, sendo portanto, uma ótima ferramenta de relacionamento.
Mas, o e-mail marketing não é a única ferramenta, hoje as redes sociais com suas sessões de bate-papos também oferecem uma ótima forma de falar mais diretamente com os pacientes.
E isso, claro, sem falar nos aplicativos de mensagens, uma meio mais rápido e direto de comunicação.
Ou seja, ferramentas não faltam, até porque, como foi dito acima, estamos em plena era digital.
Faça uso dessas poderosas ferramentas, elabore mensagens personalizadas e envie e-mails sobre dicas, procedimentos, enviando automaticamente para uma lista pré-definida.
E não esqueça de sempre perguntar ao cliente, ao cadastrar seus dados, se ele gostaria de receber e-mails ou mensagens desse tipo.
3. Tenha presença ativa na internet
Hoje podemos ver profissionais em diferentes mídias, desde Instagram até o Youtube, oferecendo conteúdo e dicas, e o fato é que, esse tipo de presença faz com que o profissional seja visto como uma autoridade em um determinado assunto, o que lhe ajuda a se tornar uma referência na área.
Atualmente, quanto mais alcance tiver, mais pessoas irão lhe conhecer e confiar em seu trabalho e, claro, mais pacientes irá captar.
4. Cadastre-se no Google Meu Negócio
E não tem como falar em dicas de marketing sem que isso não passe pelo Google, já que hoje todo mundo pesquisa sobre tudo, de receitas à doenças, no Google.
Por isso, é preciso garantir que sua clínica, ou consultório apareça entre os resultados desse motor de busca.
E com o Google Meu Negócio, você pode cadastrar o endereço do seu consultório ou clínica, fotos, telefone, site, e quaisquer outras informações relevantes, garantindo que seu nome apareça no topo das pesquisas, dessa forma, por exemplo, ao digitar Dentistas Copacabana, se o endereço de sua clínica for em Copacabana, certamente, ela aparecerá nos resultados…
5. Saiba tirar proveito das redes sociais
Atualmente, as redes sociais são as ferramentas mais poderosas de marketing e, se bem usadas, podem ajudar muito na publicidade positiva de sua clínica, para isso, devem estar sempre norteadas pela ética.
É preciso ter em mente que, basicamente, as ações permitidas são as de caráter informativo, podendo auxiliar a clínica na comunicação de novidades institucionais, como dicas de saúde, serviços disponibilizados, sendo possível, também, compartilhar vídeos, ebooks, cartilhas, post, infográficos…
No mais, procure manter sua página sempre ativa, respondendo sempre aos pacientes e, jamais, apagando comentários.
6. Promova seu trabalho
Invista em anúncios para promover seu trabalho de uma forma mais eficiente.
Para isso, você pode apelar para o marketing offline, anunciando por rádios, outdoors, panfletos ou… investir em um marketing ainda mais eficiente, o marketing online, usando ferramentas bem mais econômicas, quase gratuitas, como as redes sociais e Google Ads.
Lembrando que, além de serem mais baratos, no marketing online é possível segmentar seu público e mensurar melhor os resultados.
7. Aposte em pesquisas de satisfação
Realize pesquisas de satisfação regularmente, sempre buscando levantar pontos de melhorias.
Uma dica é realizar essas pesquisas por e-mail, para engajar ainda mais seus pacientes.
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