Notícias

O que é inbound marketing? Saiba tudo!

Muito se tem falado sobre Inbound Marketing e sua importância no contexto atual da comunicação. Mas, será que você, entende, realmente, o que significa Inbound Marketing?

Antes de qualquer coisa, é preciso considerar que o mundo mudou muito nos últimos anos, principalmente, pelo avanço da tecnologia. Nesse sentido, mudou também o comportamento das pessoas, a forma de consumo e a de vender.

O Inbound Marketing serve muito bem para ilustrar essa mudança na forma de consumir e de vender.

Se antes a aposta das propagandas era em uma forma direta e, quase impositiva, hoje as coisas mudaram, e a comunicação se tornou menos imperativa, primeiro mostrando o valor e benefícios para, posteriormente, oferecer o serviço, ou produto.

Sem dúvida, essa estratégia não só é beneficial para o consumidor, que recebe mais informações e consegue avaliar melhor suas decisões, como para as empresas, que consegue captar clientes de uma forma assertiva.

Na verdade, o Inbound é isso, uma forma de abordagem mais inteligente e eficiente, e tão importante atualmente, que vale contratar uma Agência de inbound marketing para poder desenvolver ações mais assertivas, melhorando os resultados de sua empresa.

Mas, afinal, o que é Inbound Marketing?

Basicamente, Inbound Marketing é uma estratégia para atrair clientes, fazer com que se interessem pelo que o seu negócio tem a oferecer.

Inbound é saber conquistar o cliente e garantir que ele venha até você, comprando seu produto ou serviço, por livre e espontânea vontade.

É criar o interesse no cliente.

Muitas empresas, principalmente, as mais tradicionais, estão ainda muito apegadas à velha fórmula de marketing, chamada de Outbound Marketing, na qual a marca vai atrás do cliente de uma forma mais imperativa, sem gerar, primeiramente, o interesse espontâneo da pessoa em sua marca.

Por sua vez, o Inbound, utiliza Marketing de Conteúdo e SEO, por meio de plataformas como mídias sociais, sites, blogs, newsletter, e-mail marketing, enfim, conduzindo o público a conteúdos direcionados, para criar o interesse em seus produtos ou serviços e, assim, efetuarem a compra.

Metodologia Inbound

Conhecida como um funil de vendas, a prática do Inbound Marketing começa com um processo de atrair, ganhar a confiança do público-alvo, até culminar nas vendas.

O funil de vendas é muito eficiente e indicado para todas as empresas que fazem Inbound Marketing, desde uma imobiliária em Volta Redonda até um Pet Shop no Acre.

Confira abaixo cada etapa da metodologia Inbound:

1ª Etapa: Atrair

Iniciando o funil, a primeira etapa tem o objetivo de atrair o público com conteúdos voltados às suas necessidades, para que tais informações o levem a buscar pelo seu produto/serviço, vindo, então, a se tornar um lead (potencial consumidor).

Certamente, o conteúdo deve ser relevante e tão interessante que o leve a considerar adquirir o produto, ou serviço.

Lembrando que o público não é o mesmo de tempos atrás, hoje, antes de realizar qualquer compra, ele pesquisa e analisa quais as marcas e os produtos que irão atraí-los mais, além de atenderem às suas expectativas.

Atualmente, postar conteúdos em blogs e redes sociais, como Instagram, Facebook  ou   Tiktok, tem apresentado ótimos resultados.

2ª Etapa: Converter

Pronto, você conseguiu atrair as pessoas, usando conteúdos, porém, ainda existem estratégias para colocar em prática para que se tornem, finalmente, leads. 

É nessa etapa que precisa convencer o público, ou seja, converter aqueles visitantes do seu site, ou redes sociais, em leads.

Para isso, no entanto, é fundamental contar com um site muito bem feito, com boa usabilidade, que seja intuitivo e fácil de se movimentar.   

3ª Etapa: Vender

Então, você já atraiu o público, o converteu em leads, agora, finalmente, chegou a hora de efetuar a compra, transformando seus leads em clientes.

Lembre-se que do momento de encher uma sacola até a compra, propriamente dita, muita coisa pode acontecer.

Por isso, nessa hora, é fundamental manter uma estratégia voltada para satisfação do cliente, oferecendo um produto ou serviço de qualidade, que corresponda ao que foi apresentado para convencê-lo a consumir.

4ª Etapa: Fidelizar

Então, não é porque o cliente comprou seu produto que o trabalho chegou ao fim. Na verdade, agora vem a última parte funil, que não deve ser subestimada.

É preciso manter uma relação pós-venda, proporcionando conteúdos e ações de suporte, justamente para criar laços com o cliente, fidelizando-o, favorecendo uma possível recompra. 

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.