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Como criar um site de vendas: 6 passos para bombar na internet

Conhecido como a casa virtual de uma empresa, um site de vendas consiste em um canal digital de extrema importância para aumentar a visibilidade de um negócio, seja ele online ou físico. 

Não se engane, um site, embora aparente ser somente mais um canal de comunicação, permite aos usuários encontrarem informações pertinentes sobre a empresa, que vão desde os princípios morais da marca, passando pelos como canais de contato, localização e CNPJ, chegando enfim nos produtos/serviços prestados.

Somado a esses fatores, podemos ainda considerar que criar site de vendas profissional, pode levar o seu empreendimento a estratégias de tomadas de decisão mais eficientes.

Basta lembrarmos que a partir de algumas ferramentas de análise é possível conhecer de perto as taxas das principais métricas – aquisição, comportamento e conversão . E assim engajar-se em estratégias eficientes para melhor otimizar as suas páginas a fim de atrair o seu público.

Dito isso, confira de perto dicas quentes que vão te ajudar a fazer um site de vendas mais responsivo e funcional!

Trace os objetivos com precisão! 

Existem diversos tipos de sites e cada especificidade traz consigo uma estrutura própria capaz de gerar maiores resultados, quando aplicados a objetivos específicos.

Um hotsite, por exemplo, é ideal para aqueles que buscam comercializar um produto quente, ou seja, um produto que acabou de ser lançado.

Já um site institucional, por outro lado, além de facilitar na comunicação entre cliente-empresa, também pode auxiliar aqueles empreendimentos que objetivam apresentar a marca, os propósitos e valores da empresa, e (por que não?) apresentar melhor os seus produtos e serviços.

Agora, quando pensamos em fazer site de vendas, precisamos compreender que o ambiente virtual precisa ser otimizado para fornecer melhores condições de compra, seja a partir de um layout mais interativo e rápido, ou ainda de um checkout 100% seguro, com múltiplas formas de pagamentos.

Há de se considerar ainda que se tratando de como criar um site de vendas, o investimento em uma plataforma de gestão é crucial. 

Afinal, é a partir de um painel interativo que o empreendedor conseguirá compreender melhor o processo de vendas, acompanhar mais de perto a transação comercial, além de melhor se preparar para situações que podem afetar a saúde financeira de seu negócio.

Estabeleça o domínio e a hospedagem de seu site.

Aqui está uma das dicas fundamentais para aqueles que querem fazer site de vendas, sem a qual a criação não é possível. 

Estabelecer um domínio é o pontapé inicial para a criação de um site, visto que é a partir do registro de um domínio, que os usuários poderão encontrar o seu endereço eletrônico na WEB.

O domínio consiste naquele endereço encontrado antes do HTTP, inserido na barra de navegação. Geralmente, a sua escolha segue alguns fatores recomendados para torná-lo ainda mais funcional, tais como:

  • Termo curto e fácil de ser lembrado;
  • Nome da empresa, agregando maior confiabilidade e relevância ao domínio;
  • Extensões responsivas e credíveis como: .com, .com.br, .org, .NET etc. 

Outro elemento tão importante quanto o domínio é a hospedagem, uma vez que, como sugere o próprio termo, é ela que hospeda com segurança todos os arquivos e dados das páginas de um site, sendo um passo essencial ao criar site profissional.

A hospedagem pode assumir diferentes tipos, sendo uma hospedagem compartilhada ou gratuita.  Se quer entender melhor como escolher a sua, não deixe de conferir o nosso conteúdo exclusivo sobre os diversos tipos de hospedagem.

Planeje uma identidade visual. 

A melhor forma de estabelecer uma comunicação precisa com seus clientes, com poucas palavras, é a partir do planejamento de uma identidade visual, o qual deve ser pensado todas as vezes em que se almeja criar um site profissional.

Aqui é preciso que você pense em todos os elementos que possam identificar a sua marca, como logo, cores, e claro: o layout. 

Embora existam diversos sites que permitem a construção de uma logo em poucos passos, geralmente, a identidade de uma empresa é construída juntamente com um design especializado a fim de alinhá-la melhor com a essência mesma do empreendimento.

Aliás, planejar a identidade de seu site com um especialista, sobretudo o layout personalizado, é uma forma de assegurar que a mesma não influenciará na aparição dos elementos que compõem a página, sem a interferência da velocidade de carregamento do site.

Estruture um conteúdo otimizado em SEO

As demandas de conteúdo são imprescindíveis na criação de um site de vendas e merecem muita atenção, afinal, o conteúdo com o qual você preenche as suas páginas pode levar o seu site do sucesso ao fracasso em pouco tempo, além de ser a base para guiar o usuário do topo ao funil de vendas.

Em outras palavras, em um e-commerce é extremamente necessário que os conteúdos que alimentam o site seja relevante ao usuário, auxiliando em sua permanência e, sobretudo, em sua decisão final de compra.

Para tanto, é preciso antes que o seu site seja encontrado pelos usuários e para isso ele deve ser estruturado, visando o SEO, a partir de um brainstorming de palavras-chave, que possuam maiores possibilidades de levar as suas páginas aos principais resultados de pesquisa do Google. 

Quanto maior forem as impressões e cliques das SERPs de suas páginas, mais visível será o seu site na WEB. Em outras palavras: você estará a um clique de gerar muitas vendas online.

Invista em descrições ricas sobre os produtos ou serviços!

Se as páginas de seu site são a vitrine de seu negócio, precisamos te dizer que quanto mais descritivos os seus produtos, maiores são as chances de emplacar conversões. 

Nesse sentido, comece hoje a engajar o seu time na construção de descrições ricas e precisas sobre os produtos e serviços que o seu negócio dispõe.

Pense em uma e-commerce de moda feminina, melhor do que descrever apenas as dimensões técnicas de uma roupa é certamente dar dicas de looks que podem ser criados com as peças. 

Assim, você infere a necessidade de consumo no usuário, demonstrando as prerrogativas que ele pode conquistar ao adquirir aquela determinada peça.

Faz parte ainda de uma descrição rica, o uso de imagens que possam mostrar ao cliente, com realidade, as características do produto, tornando-o conhecido por diferentes ângulos de visão.

Utilizar do campo imagético para a apresentação das mercadorias comercializadas é uma forma estratégica de possibilitar ao cliente maior transparência e, claro, a possibilidade de se imaginar com o produto, conferindo assim maior desejo aquisitivo.

Encontre uma construtora especializada em criação de sites profissionais!

Pela internet, você consegue encontrar diversas plataformas gratuitas para fazer site de vendas, tais como o WordPress e a Wix. Contudo, a escassez de recursos e de resultados consistentes acabam deixando essa ferramentas a desejar.

Na contramão das plataformas gratuitas, temos os criadores de sites profissionais, que possibilitam conquistar uma identidade visual personalizada, alta disponibilidade de recursos, domínio e hospedagem com alta capacidade de gestão de arquivos, além de um endereço eletrônico blindado contra-ataques cibernéticos.

Basta que você saiba escolher uma construtora de site de vendas profissional que esteja à altura do sucesso que você almeja conquistar com seu empreendimento.

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Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

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