DestaquesNegócios

99 amplia serviços e lança categoria de viagens de moto

A novidade do "mototáxi" chega, inicialmente, a nove cidades brasileiras

Pensada como uma alternativa para usuários que foram impactados pela crise econômica, altas constantes nos combustíveis e pela inflação, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana, lança o 99Moto. O serviço de intermediação para viagens de motocicleta conta com os mesmos recursos de segurança da plataforma antes, durante e depois das viagens e já está disponível para o cadastro de motociclistas parceiros. E a partir de 11 de janeiro já poderá ser acessado pelos passageiros no próprio app da 99.

A novidade chega, inicialmente, a nove cidades brasileiras: Aracaju (SE), Feira de Santana (BA), Goiânia (GO), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Recife (PE), Sorocaba (SP), Sobral (CE) e Teresina (PI). Ao longo do ano, a categoria chegará também a outras localidades.

Econômicas e ágeis, as motos estão sendo cada vez mais incorporadas à mobilidade urbana. Entre as vantagens estão o baixo custo de compra do veículo e o menor consumo de combustível – capaz de fazer até 50km com um litro de gasolina. Por ser menor e ocupar menos espaço, a moto permite maior flexibilidade de acesso a regiões menos estruturadas, um cenário bastante comum em diversas cidades do país. O 99Moto pode ser até 30% mais barato para os passageiros.

Buscamos essa solução via aplicativo porque, na 99, acreditamos em um ecossistema multimodal para ajudar a construir uma mobilidade eficiente, e a moto definitivamente faz parte desse conjunto de opções de transporte. Entendemos que a categoria pode ser mais inclusiva, seja por adentrar em locais mais estreitos e íngremes, mas, principalmente, ser financeiramente mais acessível. O 99Moto atende à necessidade de parte da população que já usa o veículo para se locomover, assim como necessidades dos motociclistas, que terão uma nova opção para ganhar dinheiro”, explica a diretora de operações e produtos da 99, Livia Pozzi.

A segurança é uma prioridade para a 99, por isso a nova modalidade tem regras específicas em função do tipo de veículo, uma delas é o uso obrigatório de capacetes. Por conta da Covid, a recomendação é que os passageiros utilizem o equipamento próprio. O uso de máscara é obrigatório. A categoria incorpora ainda as ferramentas de segurança já conhecidas na 99, como Monitoramento em Tempo Real via GPS, gravação de áudio, compartilhamento de rotas e um botão para ligar para a polícia. Além disso, de forma periódica, os motociclistas parceiros receberão materiais com conteúdo educacional, regras de trânsito e direção defensiva.

Como ser um motociclista parceiro da 99

Para ser um motociclista parceiro do 99Moto é preciso ter 19 anos de idade ou mais, carteira de habilitação definitiva – contendo a observação “Exerce Atividade Remunerada” (EAR) e cumprir todos os requisitos legais correspondentes ao local de atuação para exercício da atividade de transporte remunerado individual de passageiros. O cadastramento é feito no app da 99 no ícone quero ser motorista. Promocionalmente, para o lançamento da nova categoria, a 99 cobrará apenas uma taxa de 0,99% sobre o valor total das corridas nos primeiros meses. É um incentivo para que motociclistas experimentem o 99Moto.

Os passageiros transportados devem ter a partir de 18 anos de idade e portar capacete, conforme as normas do Código de Trânsito Brasileiro. Os entregadores parceiros que atuam pela 99Food, plataforma de intermediação de entregas de comida da 99, podem baixar o app para motoristas parceiros e começar a oferecer viagens via 99Moto.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo