Portal N10

7 sinais que o seu cãozinho tem depressão e como ajudá-lo

A depressão canina é real

A depressão canina é real: assim como os seres humanos, os cães também podem sofrer com esta condição. E eles constantemente nos darão sinais para os quais devemos estar vigilantes e aí, poder ajudá-los.

Por que os cães estão deprimidos?

Comer, dormir e brincar. A rotina dos cães pode parecer um sonho para os seres humanos, mas não é bem assim. Muitos cães passam muito tempo sozinhos, trancados ou isolados de outros companheiros caninos. Neste sentido, a solidão é uma das causas mais frequentes de depressão em cães.

Por outro lado, a depressão pode ser gerada por mudanças bruscas na rotina: um dos membros da família pode ter se afastado ou ido embora, ou a morte de alguém próximo (humanos ou animais) também são causas da depressão em cães. Além disso, a mudança nos horários dos seres humanos podem causar depressão no cão, pois ele já estava acostumado a outra rotina.

Sinais de depressão em cães

  • Está menos ativo ou cansado.
  • Mostra menos interesse em algumas atividades do que anteriormente.
  • Come menos.
  • Manifesta mudanças na interação com a família, como se esconder ou ser agressivo.
  • Chora muito.
  • Muda seus hábitos de sono, dorme durante o dia ou late a noite toda.
  • Em vez de andar, ele perambula pela sala.

Como ajudar

cachorro cão mundo pet
Foto: Pisauikan / Pixabay

Diante da suspeita de que seu cão está deprimido, é bom levá-lo a um veterinário. Não só lhe dará um diagnóstico mais preciso, mas também descartará que seja devido a outras doenças. Se o veterinário confirmar a depressão, eles devem elaborar um tratamento em conjunto.

A maneira mais comum de iniciar o tratamento é fazer mudanças, como sair para uma caminhada ou dar mais estímulos. Se a depressão se deve à solidão do cachorro, passar mais tempo com ele ou incorporar outro animal pode ser uma boa ideia. Por outro lado, se a depressão se deve a mudanças na rotina, retornar à rotina anterior, em que o cão estava feliz, poderia ser outra opção.

Como os cães são animais de rotina, as mudanças geralmente os afetam muito. A ausência de um humano que anteriormente estava sempre na casa ou até mesmo as menores mudanças, geralmente são traumáticas para eles, embora dependa sempre das condições. Nestes casos, a compreensão da causa da depressão canina é a mais importante para agir em conformidade.

Como alternativa, existem vários suplementos naturais. Para muitos veterinários, produtos com óleo CBD são excelentes antidepressivos. No entanto, antes de comprar isso por conta própria, lembre-se de obter a permissão do veterinário.

Finalmente, existem vários medicamentos contra a depressão canina. Mas, assim como nos seres humanos, eles tendem a ter efeitos colaterais. A coisa recomendável, antes de usar tais medicamentos, é esgotar todas as instâncias anteriores.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.